sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

13 - Tudo Era Muito Bom


"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom." Génesis 1:31.

O relato da Criação insiste em afirmar que a obra realizada por Deus era muito boa. O adjetivo bom, que tem vários significados no Velho Testamento, desde o moralmente correto ao belo, agradável e útil, sublinha particularmente no relato, que tudo o que existe é bom porque procede de Deus e corresponde ao propósito para o qual foi criado, ou seja, que o efeito produzido pelo ato criador coincide com o pensamento e a vontade do Criador. Esta ideia contrasta abertamente com os mitos pagãos, que falam de um mundo criado por deuses caprichosos, ou com a teoria de um Universo errante, ou maligno, que existe sem qualquer propósito porque representa uma ameaça permanente para a Terra.
Das mãos de Deus não saiu nada imperfeito. Tudo o que Ele faz é "muito bom". Todas as coisas, substâncias e formas, apareceram pela vontade criadora, livre, providente e todo-poderosa de Deus. O mundo criado não é o melhor dos mundos possíveis, nem o único bom. A possibilidade da sua alteração pertence inclusivamente à sua perfeição; pois, sem ela, não haveria liberdade moral.
"Quando a Terra saiu das mãos do Criador era extraordinariamente bela. A sua superfície era variada, com montanhas, colinas e planícies, cortadas por majestosos rios e belos lagos. (...) O ar, sem a contaminação dos miasmas perniciosos, era puro e saudável. (...) A hoste angélica olhava para este cenário com imenso prazer, e regozijava-se com as maravilhosas obras de Deus. (...) A Criação estava agora completa. (...) O Éden florescia sobre a Terra. Adão e Eva tinham livre acesso à árvore da vida. Nenhuma mancha de pecado ou sombra de morte desfigurava a beleza da Criação. 'As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.' Job 37:8. (...) O grande Jeová lançara os fundamentos da Terra. Tinha revestido todo o mundo com as roupas da beleza, e enchera-o de coisas úteis ao homem. Criara todas as maravilhas da Terra e do mar." - Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pp. 21, 24, ed. P. SerVir.
Desde a Criação, todas as criaturas, tanto o minúsculo inseto como o homem, dependem diariamente da Sua providência para a sua subsistência e bem-estar.

Não se esqueça de que Ele está perto mesmo quando parece que a Sua bondade está longe da sua experiência espiritual e quando tem dificuldade em contemplar as Suas misericórdias. Sempre poderoso para o salvar e lhe mostrar as Suas maravilhas.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 26.02.2016. Conheça o autor a 26.12.15 em M. p. S.



(Veja mais no meu outro blog - 1R)