quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

11 - Aquilo Que Se Vê  do  Que Se Não Vê


"Pela fé compreendemos que o mundo foi criado pela Palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê veio do que se não vê." Hebreus 11:3, TIC (Tradução Interconfessional).

A Criação, a qual nem sempre podemos compreender, foi a manifestação do infinito poder e sabedoria de Deus. Tanto neste texto como nalgumas afirmações de Ellen White, a obra criativa de Deus não o precedeu em nada: "A teoria de que Deus não criou a matéria ao trazer à existência o mundo, não tem fundamento. Na formação do nosso mundo, Deus não dependia de matéria pré-existente. Ao contrário, todas as coisas, materiais e espirituais, surgiram perante o Senhor Jeová ao Seu comando, e foram criados para o Seu próprio desígnio. Os céus e todas as sua hostes, a Terra e tudo quanto nela há, não são somente obra das Suas mãos; vieram à existência pelo sopro da Sua boca." - Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 3, pp. 257 e 258.
A Criação que o Génesis narra não foi uma operação realizada a partir de uma matéria pré-existente. Criação do nada e evolução a partir de uma matéria existente são dois conceitos irreconciliáveis e antagónicos em diversos aspetos:

1. Tempo - Deus criou em seis dias; a evolução requer milhões de anos.
2. Instrumento - Deus criou com a palavra da Sua boca; a evolução através de mutações e seleção natural, ou seja, morte.
3. Propósito - Deus criou com um desígnio, um plano, um propósito; a evolução deixa tudo ao capricho do acaso.
4. Resultados - Deus desfrutou de tudo o que tinha criado porque era extraordinariamente bom; a evolução gerou uma mecânica de morte e imperfeição: a seleção natural.
5. Criação do Homem - Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança; na evolução, a seleção natural recorreu a um macaco antropóide como elo prévio aos hominídeos.
6. Salvação ou Resgate do Ser Caído - Deus resgata o ser humano por meio da Cruz, mediante uma intervenção direta e histórica do Deus-homem. Na evolução, o processo de restauração do homem faz-se por meio do domínio e da supremacia dos mais fortes.
7. Novos Céus e Nova Terra - Deus procederá à criação de novos céus e nova Terra (I Coríntios 15:52); na evolução, o processo deve realizar-se através de milhares de milhões de transformações intermédias.

Recorde que, se Deus teve poder para criar o Universo, também tem poder para transformar a sua vida.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 24.02.2016. Conheça o autor a 26.12.15 em M. p. S.



(Veja mais no meu outro blog - 1R)