terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

3 - Na Tua Luz Veremos Luz  (1º Dia da Criação)


"E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas Noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro." Génesis 1:3-5.

Perguntaram-me, em várias ocasiões, o significado do mistério da luz do 1º dia da Criação. Sem luz não pode haver vida. Então, qual era a natureza desta luz? Não podemos pensar na luz solar, que aparece no 4º dia.
As três primeiras ações criadoras de Deus evocam o princípio de separação. É assim que o Senhor separa a luz das trevas, as águas superiores das águas inferiores, e a terra dos mares. Ora bem, enquanto em todas as cosmogonias que conhecemos o mundo é uma emanação do ser ou do pensamento da Divindade, no relato do livro de Génesis é o produto de um ato livre da vontade de Deus. Isto é o que indica a expressão "disse Deus", a qual aparece oito vezes na narração. A palavra é a manifestação externa da vontade. Moisés emprega esta imagem para definir a Criação como resultado da vontade divina. Aqui há uma diferença significativa entre o primeiro versículo de Génesis e os seguintes. No 1º dia, Deus criou. Não sabemos bem quando nem como. Nos restantes, o ato criador de cada dia começa com "disse Deus", sublinhando que o Senhor criou por meio da Sua Palavra.
Quando no Génesis se lê: "Haja luz" não se refere à luz do Sol. Esta luz, cujo surgimento vem após a época das trevas que rodeavam a Terra, é-nos apresentada como proveniente do próprio Deus, fonte de luz: "Deus é luz" (I João 1:5). Assim será também na Nova Terra. Os seus habitantes "não necessitarão de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia; e reinarão para todo o sempre" (Apocalipse 22:5).
A separação da luz e das trevas no 1º dia deu lugar a uma divisão do tempo em tarde e manhã, dia e noite, ainda não regulada pelo movimento de translação da Terra. A intenção do autor é sublinhar que a duração de cada dia da semana da Criação era de 24 horas e não de períodos de milhares ou milhões de anos.

É a graça de Deus que permite que possamos ver a luz de cada dia. Como disse o Salmista: "Na Tua luz, veremos a luz" (Salmo 36:9).

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 16.02.2016. Conheça o autor em M. p. S., 26.12.2015.



(Veja mais no meu outro blog - 1R)