sábado, 20 de fevereiro de 2016

7 - Criação dos Peixes, dos Répteis e das Aves  (5º Dia da Criação)


"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram, conforme as suas espécies; e toda a ave de asas, conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã o dia quinto." Génesis 1:20-23.

No 5º dia da Criação é a vez da fauna marinha. Na realidade, há quem assegure que as paisagens mais atrativas deste mundo, incluindo seres vivos, estão no fundo do mar. Em hebraico, a expressão "seres vivos" significa literalmente "almas viventes", como em Génesis 2:7, quando é apresentada a criação do homem. A alma vivente dos animais, tal como a dos seres humanos, não é uma componente constitutiva da natureza dos seres vivos, mas antes o resultado de insuflar num organismo físico o sopro de vida que somente Deus pode dar. É algo comum a todos os seres vivos, embora tenha manifestações muito diversas, desde os animais mais inferiores até ao homem. Assim, por exemplo, no ser humano, a alma vivente tem uma dimensão vital única, que é a vida intelectual e espiritual.
No 5º dia apareceu nesta Terra o mistério da vida sensível, da vida em movimento, da vida especializada e adaptada a um biótipo, uma pincelada de formas e cores novas. Ellen White declara uma das grandes verdades sobre a Criação: "No princípio Deus revelava-Se em todas as obras da Criação. Foi Cristo que estendeu os céus e lançou os fundamentos da Terra. Foi a Sua mão que suspendeu os mundos no Espaço e deu forma às flores do campo. 'Ele converteu o mar em terra seca.' 'Seu é o mar, pois Ele o fez.' Salmo 66:6; 95:5. Foi Ele Quem encheu a Terra de beleza e o ar de cânticos. E sobre todas as coisas na Terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pp. 11 e 12, ed. P. SerVir.

Uma vez mais, a Criação recorda-nos de que cada um dos seres vivos - com a notável exceção do ser humano - vive para dar: "O próprio Oceano, a origem de todas as nossas fontes, recebe as correntes de toda a Terra, mas recebe para dar." - Ibidem, p. 12, ed. P. SerVir.

Hoje, siga o exemplo da Natureza: Viva para dar.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 20.02.2016. Conheça o autor em M. p. S., 26.12.2015.


(Veja mais no meu outro blog - 1R)