quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

5 - A Terra, o Mar e as Plantas Verdes  (3º Dia da Criação)


"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi." Génesis 1:11.

Resumindo até aqui a atividade criadora de Deus, comprovamos que, no 1º dia, fez nascer a luz vivificante por meio da separação da luz e das trevas; no 2º dia, a atmosfera respirável por meio da separação das águas de cima e das águas de baixo; no 3º dia, assiste-se ao aparecimento do solo habitável por meio da separação da água e da terra. O relato pressupõe que a terra já existia e que, ao juntarem-se as águas, estas deixaram-na aparecer (Salmo 104:6-8). A formação dos Continentes preenche a primeira parte do terceiro dia; a criação das plantas, que os cobrem como um manto, preenche a segunda. Este é o ponto culminante da primeira parte da semana da Criação: para isto serviram as obras precedentes, já que a força orgânica dos vegetais está acima da matéria bruta.
A aparição desse primeiro ser vivo organizado é atribuída ao poder divino: Deus disse, mas também à terra, da qual Deus Se serviu para produzir as plantas: Produza a terra. Deus mostra deste modo que dotou a Natureza de uma força própria que lhe pertence, e que é como um precursor da liberdade concedida, mais tarde, ao homem. O solo cultivável era bom como condição necessária à existência das plantas, e estas eram boas como condição de toda a vida animal possível, porque as plantas extraem do solo as matérias inorgânicas, transformando-as em orgânicas. Quantas maravilhas prodigiosas na organização da vida no Planeta!
A Bíblia também se refere ao bendito dom da fecundidade. Produza a terra: Deus concedeu aos seres vivos o dom da reprodução para que continuem e completem a obra do Criador. Contudo, a fecundidade não é uma força divina à qual devamos prestar culto, como acreditavam os antigos; no relato da Criação, ela é uma bênção, como tantas outras, outorgada pela providência de Deus.

Assim como a terra produz, nós, seres humanos, somos chamados a ser produtivos em diferentes atividades da nossa vida. Viva hoje para edificar os outros e fazer deste mundo um melhor lugar para viver.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 18.02.2016. Conheça o autor em M. p. S., 26.12.2015.



(Veja mais no meu outro blog - 1R)