segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DEUS TEM UM SONHO



«Uma visão de esperança para o nosso tempo.»

Introdução

«Querido Filho de Deus, escrevo estas palavras porque todos nós experimentamos a tristeza, todos nós passamos às vezes pelo desespero e todos nós perdemos a esperança de que o sofrimento nas nossas vidas e no nosso mundo alguma vez acabe. Quero partilhar contigo a minha fé e o meu entendimento de que esse sofrimento pode ser transformado e redimido. Um caso totalmente desesperado é coisa que não existe. O nosso Deus é um especialista em lidar com o caos, a ruína, com todas as coisas piores que podemos imaginar. Deus criou a ordem a partir da desordem, o cosmos a partir do caos, e Deus pode fazer o mesmo sempre, pode fazê-lo agora - nas nossas vidas pessoais e nas nossas vidas enquanto nações, globalmente. A pessoa mais inacreditável, a situação mais improvável - estas são todas «transfiguráveis» -, podem ser transformadas nos seus gloriosos opostos. Na verdade, Deus está a transformar o mundo agora - através de nós - porque Deus ama-nos.
       Isto não é acreditar em algo só porque desejamos que aconteça ou uma crença sem fundamento. É a minha convicção profunda, baseada nas minhas leituras da Bíblia e da História. Ela nasceu não apenas da minha experiência na África do Sul mas também de muitas outras visitas a países sofrendo a opressão ou em conflito. O nosso mundo está envolvido numa transformação que continua para a frente e para trás, por vias que conduzem ao desespero, por vezes, mas finalmente levam à redenção. Embora eu escreva como cristão, esta transformação pode ser reconhecida e experimentada por qualquer um, independentemente da sua fé ou religião e até mesmo se não praticar nenhuma religião.
       Alguns dirão que esta visão é «optimista», mas eu não sou um optimista. O optimismo apoia-se nas aparências e muito rapidamente se torna em pessimismo quando as aparência mudam. Vejo-me como um realista, e a visão de esperança que te quero oferecer neste livro é baseada na realidade - a realidade que tenho visto e vivido. É uma realidade que pode nem sempre parecer óbvia, porque muitas das coisas que Deus faz são estranhas ou, pelo menos, assim nos parecem, com as nossas limitadas perspectivas e o nosso limitado entendimento. Sim, existe um considerável mal no mundo e nós não devemos ser demasiado idealistas e fazer de conta que não é assim. Mas isso não tem a última palavra, isso não é a parte mais importante do quadro no mundo de Deus.»

Desmond Tutu
Prémio Nobel da Paz - 1984

«Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.»
S. João 16:33