sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MURALHAS



«Como uma cidade sem defesa nem muralhas é o homem que não domina os seus impulsos.»  Provérbios 25:28.

        Guimarães é considerada o berço da nacionalidade. Um dos seus ex-libris é o castelo.
Os Vimaranenses têm orgulho na sua História e nos seus monumentos, e tudo fazem para preservá-los. Mas nem sempre foi assim. Consta que, há cem anos, foi votada em Assembleia Municipal a destruição do castelo e a utilização das suas pedras para a edificação de novas construções na cidade.
        Já se tinha feito o mesmo com as muralhas da cidade, e o castelo também estava condenado à destruição. Houve, no entanto, um deputado da Assembleia Municipal que impediu a sua destruição, e é a ele que se deve a preservação do castelo milenar.
        A vida do cristão deve estar rodeada por muralhas que impeçam a entrada do inimigo. Essas muralhas são construídas por "blocos de pedra", diferentes uns dos outros em tamanho, mas que, quando alinhados e sobrepostos, se tornam numa muralha inexpugnável. Cada um desses blocos pode ter um nome: oração, meditação na Palavra
de Deus, honestidade, paciência, bondade, misericórdia, ânimo, justiça, amor, alegria, compaixão, ternura, resignação, entrega total a Deus, longanimidade, compreensão, perdão, humildade, coerência... Não permita que haja brechas na muralha da sua vida. Nem, ainda, permita a sua destruição. Dia a dia estamos a construir ou a destruir.
       Com a ajuda do Senhor, hoje continue a construção do seu carácter. Se, nalguns momentos da sua vida, tem destruído mais do que edificado, não se deixe vencer pelo desânimo. Dobre os joelhos e peça perdão a Deus. Saia hoje com a certeza de que não estará só. O trabalho de construção é demasiado pesado para ser executado apenas por si; terá, constantemente ao seu lado, Aquele que tudo pode e quer dar-lhe a vitória.

Neste dia, usufrua da companhia terna e amiga de Jesus. Com Ele hoje será um dia de vitórias.

Moisés Silva
MEDITAÇÕES  MATINAIS    2010