quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BJARNI HERJULFSON


«Ele é fiel e justo em tudo o que faz. Todos os Seus mandamentos merecem confiança. Eles permanecem para sempre pois se baseiam na verdade e na honestidade.» Salmo 111:7 e 8.

    - Puxem a âncora! - gritou o alto e loiro norueguês na direcção do vento oeste que lhe açoitava a túnica de couro com que estava vestido e ameaçava lançá-lo ao mar.
    O jovem capitão do navio Viking agarrou o forte timão de carvalho e fincou firmemente os pés no convés de vinte e sete metros.
    - Levante a vela!
    O capitão Bjarni Herjulfson olhava com orgulho como os marinheiros erguiam a única vela rectangular de listas vermelhas e brancas e a prendiam no meio do mastro, com cordas de couro. Ele respirou aliviado quando o vento encheu o velame, impedindo que o seu barco fosse tirado da protecção do golfo norueguês e lançado nas agitadas águas do Mar do Norte.
    - É loucura iniciar uma viagem para a Gronelândia no meio de uma tempestade de inverno - disse o imediato que estava perto de Bjarni, agarrando-se nas cordas para não cair. - Olhe para aquelas ondas!
    - Olhe para a vela. - disse Bjarni - Veja como está cheia! - Nessa velocidade chegaremos à Gronelândia em metade do tempo!
    - Se conseguirmos chegar lá, naturalmente - disse o imediato.
    Depois de três dias de ventos fortes, um intenso nevoeiro desceu sobre o mar. A vela vermelha e branca pendia desanimada depois de eles terem vagado muitos dias pelo nevoeiro tão denso que não lhes foi permitido ver o sol durante o dia nem as estrelas à noite. Sem o sol e as estrelas para orientá-los, eles perderam-se, pois naqueles dias não havia nem radar nem bússola. Quando, finalmente, o nevoeiro desapareceu, eles estavam perto da Terra Nova, muito a sul do seu destino.
    De certa forma, tu e eu assemelhamo-nos a Bjarni. Este ano estende-se diante de nós como um vasto e desconhecido oceano. As condições do mundo e das circunstâncias da nossa vida caem sobre nós como um denso nevoeiro. Não nos resta nenhuma escolha senão ser levados pela correnteza, aceitando o que este ano traz de bom ou mau?
    Não! Ao contrário de Bjarni, temos uma bússola para nos guiar - a Palavra de Deus, a Bíblia. Assim como a agulha da bússola sempre aponta para o norte, assim a Palavra de Deus nos indica a direcção certa do Céu. Assegura-te de que levas essa bússola este ano, lendo-a diariamente.

Dorothy Eaton Watts

Meditações para Juvenis - «O MEU HERÓI DE CADA DIA»
Traduzido de «STEPPING STONES»


«LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS É A TUA PALAVRA E LUZ PARA O MEU CAMINHO.»Salmo 119:105.

«O caminho mais curto para entender a Bíblia é aceitar o facto de que Deus está a falar em cada linha.» Donald Grey Barnhouse

«A Bíblia é a Carta que Deus nos enviou. A Oração é uma carta que nós enviamos a Deus.» Matthew Henry