quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SENTIDO DE HUMOR É PRECISO


UM ERRO PERFEITO

      O meu avô amava a vida - especialmente quando pregava partidas às pessoas. Ele dava muitas risadas, abanando o seu corpo enorme e simulando uma inocente surpresa. Mas, num certo dia, no centro de Chicago, foi Deus quem pregou uma partida no meu avô, e ele não se riu.
      O pai da minha mãe trabalhava como carpinteiro. Num certo dia, especial, ele foi fazer alguns caixotes para encaixotar as roupas que a sua igreja enviaria para um orfanato na China. No caminho de volta para casa, ele procurou pelos seus óculos no bolso da camisa, mas não os encontrou. Ele lembrou-se de os ter usado naquela manhã, por isso voltou à igreja. Mas a sua busca foi em vão.
      Enquanto mentalmente relembrava tudo o que tinha feito durante a manhã, percebeu o que acontecera: os óculos tinham caído do seu bolso sem que ele percebesse e deviam ter ido parar a um dos caixotes que já estavam fechados. Os seus óculos novinhos em folha estavam a caminho da China!
      Aquela era a época da Grande Depressão, e o meu avô tinha seis filhos. Ele tinha acabado de comprar aquele par de óculos que lhe custaram 20 dólares. Ficou aborrecido só de pensar que tinha de comprar um novo par.
      - Não é justo - disse a Deus, enquanto se dirigia para casa muito frustrado. - Tenho - Te sido fiel dando-Te ofertas do meu tempo e do meu dinheiro, para a Tua obra, e agora acontece-me isto?
      Vários meses se passaram, e o director do orfanato estava de licença nos Estados Unidos. Ele queria visitar todas as igrejas que contribuíram para o ajudar no seu trabalho na China.
      Então, numa noite de domingo ele foi à pequena igreja do meu avô, em Chicago. O meu avô e toda a sua família sentaram-se nos lugares do costume.
      O missionário começou a agradecer a todos a fidelidade em sustentar o orfanato.
      - Mas, acima de tudo - disse ele - gostaria de agradecer os óculos que nos enviaram no ano passado. Os revolucionários tinham acabado de invadir o orfanato e destruíram tudo, inclusivé os meus óculos. Estava desesperado. Mesmo que tivesse dinheiro, não haveria maneira de se fazer um novo par de óculos. Eu não via bem e tinha dores de cabeça diárias. Os meus assistentes estavam a orar muito por causa disso. Até que os caixotes chegaram. Quando a nossa equipa abriu as tampas, encontrou um par de óculos por cima das roupas.
      O missionário fez uma pausa e, então, continuou: - Irmãos, quando experimentei os óculos, parecia que tinham sido feitos especialmente para mim! Quero agradecer a vocês por fazerem parte deste milagre.
      Todos escutaram e se alegraram pelos óculos milagrosos; mas o missionário, com certeza deixou a igreja perplexa, pois não havia nenhum par de óculos na lista de itens enviados.
      Sentado, em silêncio, com lágrimas correndo pelo rosto, um carpinteiro comum descobriu que o Carpinteiro Mestre o tinha usado de uma maneira extraordinária.

Cheryl Walterman Stewart
HISTÓRIAS PARA O CORAÇÃO DO HOMEM - (Adaptado)


«LIÇÕES ACERCA DA VIDA E DE UM DEUS QUE TEM SENTIDO DE HUMOR»