sábado, 26 de dezembro de 2015


A PÁGINA EM BRANCO

"Tudo o que decidires acontecerá e a luz brilhará sempre no teu caminho."
Job 22:28, TIC (Tradução Inter-Confessional).

       Uma página em branco poderá parecer, à primeira vista, que não nos diz nada, porque nela nada está escrito, mas pode sugerir ou insinuar muitas coisas. Uma página branca é uma página imaculada, limpa, sem borrões nem manchas. Também é símbolo do inédito; é o espaço onde ainda se podem escrever projetos, traçar itinerários, determinar ações futuras.
       Rabindranath Tagore, no seu livro Lição de Um Poeta, escreveu o seguinte poema: "No teu livro já escreveste muitas páginas; umas são tristes, outras alegres, umas limpas e claras, outras são manchadas e obscuras. Porém, ainda resta uma página em branco, a que vais escrever neste dia. Falta-te preencher a página de hoje. Deseja e pensa que esta pode ser a página mais bela, e a mais sincera, a mais sentida. Cada amanhã, ao despertar, recorda que ainda vais preencher a tua melhor página, a que dirá o melhor que podes deixar no livro que estás a escrever com a tua própria vida. Pensa sempre que ainda te falta escrever a página mais bela."
       No começo de um novo ano, a página em branco significa tempo de oportunidade, de começar de novo, de deixar para trás experiências frustradas. É tempo, para alguns, de ressuscitar como o filho da viúva de Naim, quando Jesus lhe disse: "Mancebo, a ti te digo: Levanta-te" (Lucas 7:14). E a oportunidade traz-nos a nós, Cristãos, reptos e desafios.
       Neste Novo Ano, somos chamados a marcar o rumo da Igreja num mar de confusão e ventos vertiginosos. Hoje, quando temos de fazer frente aos feitiços de um mundo devorador de consciências, quando o tempo para o cumprimento da missão se torna curto, Deus dá-nos a oportunidade providencial de escrever a página mais bela, a nossa melhor página.
       A página em branco representa ainda tempo de aceitar compromissos. Daniel, ao chegar a Babilónia, deportado, separado dos pais, apesar de escolhido para fazer parte da corte caldeia, e mesmo sabendo o perigo que corria naquele ambiente corrupto, tomou uma importante resolução, que escreveu nessa nova página da sua vida: "Assentou no seu coração não se contaminar" (Daniel 1:8).
       Neste ano proponha, também, não contaminar a sua vida com más influências. Deixe que o Céu o use como um poderoso testemunho de que há um Deus nos Céus!
Texto do livro de Meditações Matinais para 2016 "Mas há um Deus no Céu" (Daniel 2:28), 1 de janeiro de 2016, Publicadora SerVir.
Sobre o autor: "Carlos Puyol Buil é natural de Saragoça (Espanha). Iniciou o seu ministério pastoral no ano de 1964. Serviu a Igreja como pastor, professor e administrador na União Adventista Espanhola, na Divisão Inter-Americana, no Colégio Adventista de Sagunto e na Editorial Safeliz. Entre os seus interesses contam-se as leituras literárias históricas, o excursionismo e o colecionismo de fósseis."