domingo, 6 de maio de 2012

A VERDADE DAS MÃES



HOMENAGEM ÀS MÃES

Levantam-se seus filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Provérbios 31:28 e 29

       É possível que já tenha comido um alimento com o rótulo "Uma das 57 variedades de Heinz". Não sei bem como foi que Henry J. Heinz chegou ao número 57, mas sei que, ao ser lido o seu testamento e último desejo, ele continha a seguinte homenagem:
       "Enquanto aguardo o momento em que a minha carreira terrestre se encerrará, desejo registar justamente no início deste testamento, como seu item mais importante, uma confissão da minha fé em Jesus Cristo como meu Salvador. Também desejo testemunhar que, através da minha existência, na qual passei por tristezas e alegrias incomuns, fui maravilhosamente sustentado pela minha fé em Deus através de Cristo. Esse legado foi-me transmitido pela minha consagrada mãe, uma mulher de fé robusta, e a ele atribuo todo e qualquer sucesso que eu tenha obtido."
       Outras pessoas prestaram homenagens semelhantes às suas mães. João Ruskin, grande ensaísta, crítico e reformador inglês, escreveu:
       "Tudo o que já ensinei sobre arte, tudo o que já escrevi, qualquer grandeza que esteja contida em algum pensamento meu, qualquer coisa que eu tenha feito de bom na vida - tudo se deve simplesmente ao facto de, quando criança, ter tido uma mãe que lia comigo uma porção diária da Bíblia, e me fazia memorizar uma porção dela diariamente."
       Um dia, antes de escrever a página de hoje, comentei com a minha mulher que a razão pela qual os textos bíblicos me vêm à mente com facilidade, foi porque a minha mãe mos ensinou. Era ela quem ensinava ao meu irmão e a mim enquanto estávamos no campo missionário, e o seu entusiasmo no conhecimento da Bíblia deixou uma impressão que nada pode apagar.
       Alguém escreveu: "Quando o tribunal se sentar e se abrirem os livros; quando o 'Bem está' do grande Juiz for pronunciado e a coroa de glória imortal for colocada sobre a fronte do vencedor, muitos erguerão as suas coroas à vista do Universo reunido e, apontando para as suas mães, dirão: 'Ela ajudou-me a ser o que sou pela graça de Deus.'"
       Hoje homenageamos as nossas mães, mas só Deus pode conceder-lhes a honra que realmente merecem.
- Donald Ernest Mansell

MAMÃ

Mãe, obrigado por quem sou,
Obrigado por todas as coisas que não sou.
Desculpe-me pelas palavras não ditas,
Pelas vezes que me esqueci.


Mãe, recordo toda a minha vida,
Você me mostrou amor, seu sacrifício.
Veja esses novos dias actuais
Como eu mudei durante o caminho.


(Refrão)
Eu sei que você acredita,
Eu sei que você tem sonhos.
Desculpe-me se levei todo esse tempo para ver
Quem sou, e estou onde estou por causa da sua verdade.
Eu sinto sua falta, sim eu sinto a sua falta.


Mãe desculpe pelas vezes que você chorou,
Desculpe-me por não fazer as coisas certas
E por todas as tempestades que eu possa ter causado.
Eu estava errado; seque suas lágrimas.


(Refrão)
Eu sei que você acredita,
Eu sei que você tem sonhos.
Desculpe-me se levei todo esse tempo para ver
Quem sou, e estou onde estou por causa da sua verdade.
Eu sinto sua falta, sim eu sinto a sua falta.


Mãe, eu espero que isso a faça sorrir
E espero que você esteja feliz com a minha vida,
Em paz com todas as escolhas que eu fiz
E como eu mudei durante o caminho.


Eu sei que você acreditou em todos os meus sonhos
E eu devo tudo isso a você, Mãe!


TESTEMUNHO Pessoal

A nossa querida e saudosa mãe, Luísa, é também a nossa Heroína.

Sendo uma pessoa simples e de poucos estudos, ela teve muita sabedoria para implantar profundamente nas nossas mentes e nos nossos corações, em pouco tempo (13 anos na minha irmã Gaby, e 17 anos em mim - depois faleceu), a sua verdade.
Esta verdade, foi no entanto profundamente esquadrinhada nas Sagradas Escrituras, já que a responsabilidade é individual, até se constituir na nossa própria verdade. Ela é o nosso maior tesouro e aquilo que nos proporciona mais alegria e felicidade.
O nosso maior desejo é voltar a encontrar a nossa mãe, e vivermos juntamente com ela e com os nossos demais queridos por toda a eternidade - num Mundo Renovado, onde o mal Não Voltará A Entrar. Mas melhor ainda será termos lá também todos os nossos Familiares e Amigos. Será então o verdadeiro Paraíso. E, melhor ainda - estaremos ao lado d'Aquele que nos criou, perdoou e resgatou - Jesus Cristo! - "Eis aqui o nosso Deus a quem aguardávamos, na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos." Isaías 25:9.
Deixamo-vos este convite para vossa reflexão, com carinho, amizade e esperança.
Mª Gabriela Fonseca S. S. Matos e Edite Fonseca S. S. Esteves