sexta-feira, 20 de abril de 2012

NÃO  À  INTOLERÂNCIA  RELIGIOSA


DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO E PREOCUPAÇÃO DA CONFERÊNCIA GERAL DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA SOBRE AS MINORIAS RELIGIOSAS E A LIBERDADE  RELIGIOSA

Através da História, as minorias religiosas foram muitas vezes sujeitas a discriminações e mesmo a perseguições abertas. Hoje, a intolerância religiosa e os preconceitos estão novamente em fase ascendente. Apesar da afirmação de liberdade de todo o ser humano de professar e de manifestar as suas opiniões religiosas e de mudar de religião - afirmação contida nos textos e documentos das Nações Unidas que constituem uma "Carta Internacional dos Direitos" - numerosos países recusam este direito aos seus cidadãos.

Os textos internacionais condenam toda a espécie de discriminação para com as minorias; mas é trágico que certas nações tenham publicado listas de grupos religiosos descrevendo-os como seitas potencialmente perigosas. Comissões anti-seitas foram organizadas, pessoal especializado em investigação foi formado, e leis restritivas foram votadas. Centenas de milhares de crentes inocentes são presentemente objecto de desconfiança oficial e são tratados como cidadãos de segunda classe.

Tudo isto, constitui uma violação da liberdade religiosa que é o direito mais elementar e essencial dos direitos fundamentais da humanidade. Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam na necessidade de obedecer às leis do seu país desde que estas não entrem em conflito com as leis divinas. Contudo, opomo-nos a toda a lei, política ou actividade que exerça uma discriminação para com as minorias religiosas.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é a favor da liberdade religiosa para todos, assim como pela separação da Igreja e do Estado. As Escrituras ensinam que o Deus que deu a vida, deu também a liberdade de escolha. Deus só aceita obediência quando esta é prestada de uma forma livre. Os Adventistas do Sétimo Dia crêem que a lei deve ser equilibradamente aplicada e sem quaisquer favores arbitrários. Pretendemos que nenhum grupo religioso seja julgado por alguns dos seus membros aparentarem ser extremistas. A liberdade religiosa é limitada quando uma conduta agressiva ou violenta viola os direitos humanos e de outros.

Apoiada no Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas e noutros textos internacionais e de acordo com as suas próprias crenças e a sua própria História, a Igreja Adventista do Sétimo Dia está plenamente envolvida na promoção, defesa e protecção da Liberdade Religiosa para todo o indivíduo e em qualquer lugar.

Com este objectivo, continuaremos a colaborar com a Comissão dos Direitos do Homem das Nações Unidas, outras agendas internacionais e outras organizações religiosas para encorajar cada nação a pôr em prática o direito fundamental da liberdade religiosa. Além disso, continuaremos a promover o diálogo e uma melhor compreensão entre as autoridades governamentais e os membros das minorias religiosas.

                            «A inteligência sem amor
faz-te perverso.
                            A justiça sem amor
faz-te implacável.
                            A diplomacia sem amor
faz-te hipócrita.
                            O êxito sem amor
faz-te arrogante.
                            A riqueza sem amor
faz-te avarento.
                            A docilidade sem amor
faz-te servil.
                            A pobreza sem amor
faz-te orgulhoso.
                            A beleza sem amor
faz-te ridículo.
                            A autoridade sem amor
faz-te tirano.
                            O trabalho sem amor
faz-te escravo.

                            A simplicidade sem amor
deprecia-te.
                            A lei sem amor
escraviza-te.
                            A política sem amor
torna-te egoísta.»
                                                        


(Pode ouvir esta música cantada em inglês pelo Oslo Gospel Choir - Links 5M)

Leia mais sobre este assunto em Leituras para a Vida - 20.04.2012 - Links 1R