domingo, 1 de abril de 2012

QUANDO DEUS NÃO RESPONDEU



Há uma história muito interessante do rei Saul, que estava a ser guerreado pelos inimigos - os filisteus. Ele tinha-se afastado de Deus e, diz o relato sagrado, "o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem pelos profetas." 1 Ora, surge a questão: se Deus não respondia mais através dos Seus próprios meios, quem teria respondido a Saul? Porque a história é a seguinte:

       "Entretanto Samuel morrera; todos os habitantes de Israel choravam a sua morte, e sepultaram-no na sua cidade de Ramá. E Saul tinha resolvido acabar com práticas de adivinhação e invocação dos mortos. Os filisteus reuniram as suas tropas e foram acampar em Suném. Por sua vez, Saul reuniu todas as suas tropas que acamparam em Gilboa. Mas quando viu o exército dos filisteus ficou assustado e a tremer de medo, e decidiu consultar o Senhor, mas o Senhor não lhe respondeu, nem pelos sonhos, nem pelos dados sagrados dos profetas, nem pelos profetas. Deu então esta ordem aos criados:
       - Procurem-me uma mulher que saiba invocar o espírito dos mortos para eu a ir consultar.
       Eles responderam-lhe:
       - Conhecemos uma mulher dessas em Endor.
       Saul disfarçou-se vestindo outras roupas, e foi ter com a tal mulher, durante a noite, acompanhado de dois homens. E disse à mulher:
       - Consulta os espíritos e invoca o espírito daquele que eu te disser.
       Mas a mulher respondeu-lhe:
       - Tu bem sabes o que fez Saul, que expulsou da terra os adivinhos e os que consultam os mortos. Porque é que preparas uma armadilha que me pode levar à morte?
       Mas Saul jurou-lhe em nome do Senhor:
       - Juro-te, por Deus, que nenhum mal te pode acontecer.
       Então a mulher disse-lhe:
       - Qual é o espírito que queres que eu chame para ti?
       Ele respondeu-lhe:
       - Chama o espírito de Samuel.
       Quando a mulher viu Samuel, lançou um grande grito e disse a Saul:
       - Porque é que me enganaste? Tu és Saul.
       O rei disse-lhe:
       - Não tenhas medo. Que é que tu viste?
       A mulher respondeu a Saul:
       - Vejo como que um espírito a subir da terra.
       Saul perguntou-lhe:
       - E que aspecto tem ele?
       A mulher respondeu:
       - É um homem velho e está vestido com um manto.
       Então Saul compreendeu que se tratava de Samuel, e, por isso, inclinou-se até ao chão em sinal de reverência.
       Samuel disse a Saul:
       - Porque é que tu me perturbaste, e me fizeste sair de onde eu estava?
       Respondeu-lhe Saul:
       - Estou muito preocupado porque os filisteus vão-me fazer guerra e Deus afastou-Se de mim e não me responde, nem pelos profetas, nem pelos sonhos. Por isso é que te chamei, para saber o que devo fazer.
Samuel disse-lhe:
       - Mas porque é que me perguntas a mim, se o Senhor já te abandonou e Se tornou teu inimigo? O Senhor está a agir contigo como to fez ver por meu intermédio: que te havia de tirar o reino e dá-lo a um outro, que é a David. É que tu não obedeceste às ordens do Senhor visto não teres destruído os amalecitas. Por isso o Senhor agora te trata desta maneira. Ele vai entregar-te a ti e a Israel nas mãos dos filisteus. Amanhã tu com os teus filhos estarás comigo. O Senhor fará com que o exército de Israel caia nas mãos dos filisteus." 2

Aqui temos a triste história de alguém que não teve mais revelações de Deus. Quem teria então aparecido e falado com Saul?
A Escritura Sagrada é muito clara sobre esse magno assunto. Diz S. João no Apocalipse:
"E houve batalha no Céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas, não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na Terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

"Pelo que alegrai-vos ó Céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar: porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." 3


Portanto, houve uma cisão entre os anjos, por isso há anjos bons, os nossos anjos da guarda, e há anjos maus que nos tentam e procuram tomar posse de nós. São anjos rebeldes que seguiram Lúcifer, o anjo que encabeçou a rebelião, por isso diz o profeta admirado: "Como caíste do Céu, ó estrela da manhã..." 4 O seu motivo de rebelião era querer ser igual a Deus, portanto queria compartilhar dos conselhos da Divindade, mas como ser criado não era possível, e orgulhosamente se rebelou contra Deus e levou um bom número de anjos com ele.
Iniciou-se, então, a luta entre o Bem e o Mal. No Éden o anjo rebelde venceu os nossos primeiros pais, pondo dúvida sobre a Palavra de Deus e fazendo o homem escravo do pecado. Tendo domínio sobre os habitantes da terra, iniciou-se um reino de rebelião aqui na Terra, onde ainda sofremos as consequências.

S. Paulo explica a nossa luta, escrevendo: "Não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais." 5
Por isso Jesus, quando veio, encontrou muitos endemoninhados, possessos pelo demónio, com forças sobrenaturais, procurando enganar e misturar o Bem e o Mal. São os príncipes das trevas, porque o seu aparecimento é no escuro, enquanto Jesus é a luz do mundo. Hoje ainda encontramos as mesmas vítimas do inimigo de Jesus. Eles falam de 'aparecimento dos mortos', de 'espíritos desencarnados', de 'espíritos protectores', e outras coisas semelhantes. Não nos enganemos, pois o profeta adverte: "Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes: - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?" 6
Jesus disse que os mortos dormem até ao dia da ressurreição, quando justos e remidos ressuscitarão. 7
O profeta Daniel diz: "uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno." 8 Portanto, a nossa vida eterna depende de Jesus, o Doador da Vida. Ele é a nossa vida, sem Ele estamos condenados à morte, mas Ele veio para aniquilar a morte e nos dar a vida eterna. 9 Portanto, não temos vida eterna em nós mesmos, mas é um dom de Deus.

Mas voltemos ao rei Saul, na sua experiência, quando não mais recebia instruções de Deus. Ora, se Deus não lhe respondeu, e se houve resposta, é porque o outro, o inimigo de Deus, respondeu, pois comenta o apóstolo Paulo:
"Não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz ..." 10 Assim são todas as aparições de pessoas já mortas e coisas semelhantes. São enganos, imitações, mentiras provindo do "pai da mentira" 11 e que não se coadunam com as Escrituras Sagradas, porque a prova do verdadeiro espírito é a seguinte: "À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." 12 A outra prova acha-se na epístola de S. João: "Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo..." 13 Assim, corroborados pelas Escrituras Sagradas, não foi Deus que respondeu à pitonisa de Endor, mas foi o diabo.

Outra prova perfeita de que não foi o espírito de Samuel que apareceu é o seguinte facto, falando do rei Saul: "Amanhã tu e teus filhos estareis comigo..." 14 Ora, Samuel, sendo um homem virtuoso e servo de Deus, não poderia estar unido com o suicida Saul 15 no Céu e nem no inferno, portanto, mais uma vez vemos o engano desta pitonisa.

Realmente a verdade é que ambos foram à sepultura, esperando o Justo Juiz na vinda do Senhor Jesus nas nuvens do céu, conforme a Sua promessa.

Portanto, meu amigo, quando Deus não mais responde, é necessário procurá-l'O, confessando os pecados, pedindo o perdão dos males cometidos e Ele não Se negará a nos atender novamente, pois: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça." 16

Nunca, no entanto, ir ao inimigo em busca de auxílio, pois poderemos ser levados a caminhos errados.

Quando Deus não responde, procure saber qual a causa e verá que a culpa está connosco e não com Deus, pois Ele nos assevera: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei." 17.

Bibliografia:

1 - 1 Samuel 28:6; 2 - 1 Samuel 28:7-19; 3 - Apocalipse 12:7-9, 12; 4 - Isaías 14:12-15. Comparar com Ezequiel 28:19; 5 - Efésios 6:12; 6 - Isaías 8:19; 7 - S. João 11:11. Comparar com 1 Coríntios 15; 8 - Daniel 12:3; 9 - Romanos 6:23; 10 - 2 Coríntios 11:14; 11 - S. João :44; 12 - Isaías 8:20; 13 - 1 S. João 4.2, 3; 14 - 1 Samuel 28:19; 15 - 1 Samuel 31:4; 16 - 1 S. João 1:9; 17 - S. Mateus 11:28.

Rodolpho Belz in Quando Tudo Falha... - Publicadora SerVir

Leia mais sobre este assunto em Leituras Para a Vida - 01.04.2012 - 1R