segunda-feira, 19 de março de 2012

O HOMEM
QUE OUSOU CONFIAR
NAS PROMESSAS DE DEUS



GEORGE MÜLLER (1805-1898)

"A religião pura e sem mácula... é esta: visitar os órfãos..."  Tiago 1:27

Estas palavras foram sempre uma inspiração para
George Müller, o "Príncipe entre os Intercessores".

       Diz o seu biógrafo, o falecido pastor Haroldo Lobo, que Müller foi o cristão que viu 50.000 das suas orações respondidas!
       "Entre os que se consagraram à obra em favor do próximo, depois da Igreja Apostólica no fim do primeiro século, talvez não haja exemplo de tão absoluta consagração na história cristã como a de quem, na Inglaterra, acabou conhecido como sendo um dos maiores, senão o mais notável intercessor dos tempos modernos. Aquela vida tornou-se um testemunho valoroso da certeza de que o Céu estava atento às permanentes necessidades dos seus 'inquilinos' deste planeta, e que os recursos humanos estão nas mãos da Providência." (George Müller, pág. 21).
       Se alguém 'andou com Deus', Müller está nesta galeria de heróis da fé. Ele tinha fé na oração e esta foi a sua arma poderosa a vida toda. Ele pode ser considerado "O homem mais poderoso dos tempos modernos" porque, depois de Cristo, foi o mortal que mais orou e mais respostas recebeu das suas orações!

       Nasceu na Prússia e a sua infância e juventude nem sempre foram um retrato das boas atitudes cristãs. Bebia, jogava, vivia extravagantemente, não pagava os hotéis de luxo em que se hospedava e foi até parar à cadeia onde esteve durante um mês. Tornou-se cristão quando estudava na universidade; sentia-se infeliz mas assistiu a uma reunião de oração de oito estudantes e ali aceitou Cristo. O seu grande amor por Ele encheu o seu coração. Começou a orar e a aproximar-se dos crentes.        Mudou-se para a Inglaterra aos 24 anos de idade. Casou-se com Mary Groves, que foi uma boa esposa. Aprendeu a andar com Deus e o Senhor aceitou-o como companheiro.
       Lendo sobre Augusto Gramke e o seu trabalho com órfãos, Müller achou que um orfanato era o seu sonho missionário. E este orfanato seria mantido só pela oração!

       Pediu a Deus que mandasse os fundos e os obreiros. E pediu a Deus mil libras, bastante dinheiro naquele tempo. Primeiro entraram apenas dez xelins (a vigésima parte de uma libra!). "Foi essa ninharia o começo de uma esplendorosa instituição!" (Idem, pág. 31). Em menos de dois anos já havia três orfanatos! Nunca pediu nada directamente a ninguém, mas só a Deus! E o Senhor movia os corações. Uma fé estupenda!

       Müller orava sem cessar. Em vinte anos construiu cinco grandes prédios em Bristol, sem pedir um centavo. Abrigava 2.000 crianças. Leu a Bíblia mais de 100 vezes, de tanto que a amava. "Oro andando, ao deitar, ao levantar... Quando me convenço de que devo orar por algo bom e justo, continuo a orar até o conseguir obter." E nós?

Meditações Matinais - ANDANDO COM DEUS - Moyses Salim Nigri

CULTIVANDO A FÉ

"... a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo." Romanos 10:17

       "Mui conhecida é a vida de fé vivida por Jorge Müller. Não pedia auxílio ao próximo, mas continuamente solicitava ao Senhor. Diz-se que centenas de vezes ele se deitou à noite, sem ter nada em casa para si e para os órfãos comerem no dia seguinte. Quando lhe perguntavam se conseguia dormir, respondia: 'Todas as vezes.' E o número de órfãos sob os seus cuidados às vezes chegava a 2000!
       
Quando um amigo o interrogou sobre o segredo desta fé, Jorge Müller levantou a sua Bíblia e disse: "Já li este livro inteiro 100 vezes. Conheço o Livro e o Deus do Livro."

       Abeberando a sua alma sedenta na fonte da verdade, Müller fortalecia a sua fé e renovava continuamente a sua confiança nas providências divinas.
...

Convite Matinal - Adlai Albert Esteb


                     


Jorge Müller: O Homem Que Ousou Confiar Nas Promessas De Deus


O rebelde e mundano Jorge Müller, depois de milagrosamente transformado por Cristo, não apenas sonhou com grandes coisas para Deus, mas, mediante uma confiança inabalável nas promessas divinas e um trabalho perseverante, superou tremendos obstáculos e viu os seus sonhos transformados em esplendorosa realidade.

Um dia ele desenvolveu um diálogo com o seu amigo Henry: "... se Deus respondeu à oração de Franke em 1727, Ele responderá também em 1835. E vou dizer-lhe algo mais, Henry Craik, para provar qual é o meu motivo real para iniciar um orfanato." ... "As crianças são importantes. E as casas de caridade não prestam. Mas há outro motivo também. Ouça-me Henry. Às pessoas em dificuldades estou sempre a dizer: 'Confiem em Deus! Orem a Ele. Ele responderá às suas orações'. Mas é duro convencê-las... Só que eu sei que se pode levantar as mãos e tocar Deus quando se ora. Eu mesmo tenho provado isto. A oração transformou a minha vida. E desejo convencer outras pessoas. Acho que consigo, se eu puder apontar para alguma coisa que Deus fez, através da oração. Algo real e tangível.

- Mostrar ao mundo inteiro que Deus responde à oração? - Havia um tom de cepticismo na voz de Henry. - É por isso que você vai construir o seu orfanato?
- Não, não. Pelas crianças, é claro. Mas por esse motivo também. Se Deus pode aceitar-me, um homem verdadeiramente pobre; se eu puder reunir 20 crianças num orfanato; se Ele me der a força para não pedir nada a ninguém, mas pedir somente a Ele o dinheiro de que preciso, então, de algum modo, provarei a algumas pessoas que Deus existe e é fiel ainda hoje!" ...

A construção dos 4º e 5º orfanatos demorou 4 anos. Mas no dia 6 de Janeiro de 1870 estavam ambos concluídos. Agora 2500 crianças órfãs teriam um lar cristão e educação.
... Jorge sabia que naquele dia o seu monumento a Deus, que ainda paira sobre a vida na Terra, estava terminado. Ele tinha realizado o primeiro e principal alvo da sua vida. Tinha construído 5 orfanatos; estava sustentando 2000 órfãos e tudo isso mediante a oração e a fé. Nesses anos todos ele nunca tinha pedido um xelim a ninguém!

Estava feito, finalmente. Os edifícios resistiriam meio século ou mais após a sua morte, e todos os que viessem a conhecê-los e à sua história também ficariam a saber que cada tijolo ali assentado fora pedido em oração.
Tinham-no chamado de independente, rebelde e até fanático. Talvez alguém que ouvisse a história noutro tempo, noutra terra, o chamasse de simplório e tivesse lá as suas dúvidas. Mas para muitos seria um sinal.
...
Aos 71 anos, ele e Susana (2ª esposa após enviuvar) deram início a uma série de viagens missionárias à Europa, Ásia e Estados Unidos. Jorge viajou 320 mil Kms, pregou em 42 países e manteve esse ritmo até aos 88 anos!
Jorge morreu em Ashley Down, Inglaterra, aos 93 anos. No dia anterior à sua morte ele ainda estava lidando com a correspondência do orfanato e afirmando que se sentia óptimo.

... A obra das crianças em Bristol, continua.
Jorge orava sempre para que após a sua morte os orfanatos não ficassem presos a tradições desgastadas. Ele se sentiria feliz em saber que agora, após terem sido vendidos todos os dormitórios de tijolos, as crianças são abrigadas em muitos chalés pequenos, que lhes dão a atmosfera de um lar cristão.
Mas a obra, com a sua sede na Casa Müller, uma antiga e grande mansão num bairro residencial de Bristol, ainda não realiza campanhas financeiras, mas confia em Deus para o seu sustento. Hoje, como no tempo de Jorge Müller, há um século, a obra é um monumento a um Deus verdadeiramente fiel.

Jorge Müller - Faith Coxe Bailey



Leia mais em - LEITURAS  PARA  A  VIDA - 19.03.2012 - Links 1R

E delicie-se com o cântico - Toque em Minhas Mãos - Links 5M