terça-feira, 15 de maio de 2012

A MELHOR HERANÇA PARA OS NOSSOS FILHOS


EM QUE É DIFERENTE
O
CRISTIANISMO?


A cruz é o símbolo do Cristianismo.

Esta cruz (à direita) foi erigida no interior do Coliseu Romano, como um memorial aos mártires cristãos.

Pode o Cristianismo oferecer alguma coisa mais e melhor do que as outras religiões?

Pode bem haver dentro doutras religiões autênticos valores espirituais que erguerão homens e mulheres moral e eticamente e que imbuirão os seus seguidores com conceitos e prioridades que são parecidos com os do Cristianismo.
Mesmo assim, o Cristianismo é uma religião de uma ordem completamente diferente de todas as outras. Ele não é uma expressão de uma busca de Deus pelo homem; ele é o resultado da busca do homem por Deus. De acordo com o apóstolo Paulo, Deus quer que "todos os homens se salvem", e Ele também quer que eles venham "ao conhecimento da verdade." 1 Deus enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para salvar o homem. A crença n'Ele conduz à salvação. 2

O Cristianismo é a voz do único Senhor universal que veio ao mundo e, mediante acontecimentos específicos na história, morreu na cruz e ressuscitou a fim de reconciliar todos os homens com Deus. Ele é o único capaz de fazer essa oferta. E é precisamente aí que reside, possivelmente, o aspecto mais 'ofensivo' do Cristianismo do século XX: o seu exclusivismo. Outras religiões podem ser muito inclusivas e acomodatícias. O Hinduísmo tem a reputação de ser a mais inclusiva de todas. O Budismo orgulha-se de ser tolerante para com os outros sistemas religiosos. Mas o Cristianismo é exclusivo: Ele oferece a salvação em nenhum outro nome senão no de Jesus Cristo.

Em que reside o carácter único do Cristianismo?

O facto de oferecer salvação não é único. O mesmo fazem outras religiões mundiais. Mas é a espécie de salvação e a base sobre a qual ela assenta que torna a oferta do Cristianismo única em diversos aspectos:

A. A salvação no Cristianismo é "uma dádiva de Deus, não uma recompensa pelas obras feitas." 3 O homem não procura Deus; é Deus que procura e encontra o homem. A salvação que Ele oferece está disponível "não por dinheiro, nem por preço."4 Deus dá-a gratuitamente. 5

B. A salvação, oferecida pelo Cristianismo, está enraizada na justiça e no amor. Deus não exerce misericórdia à custa da justiça. As duas devem encontrar-se como o fizeram na cruz. Ao salvar o homem, Deus deve também resolver todo o problema do pecado. Na salvação a santidade e o sistema de justiça de Deus não são comprometidos.

C. Salvação significa livrar da penalidade do pecado assim como do seu poder. A salvação no Budismo é libertar do sofrimento; ou, no Hinduísmo, da ignorância. A salvação em Jesus Cristo ocupa-se das causas mais profundas destes sofrimentos e ignorância.

Na morte de Cristo na cruz Ele liquidou a conta e pagou a penalidade em nosso favor. A condenação foi levantada. O conhecimento disso é uma experiência libertadora mesmo aqui e agora. 6
Esta é a base da salvação. Ela afecta a vida do crente no presente. Mediante a presença e o poder do Espírito Santo o crente é capacitado a viver uma espécie de vida diferente. 7 O crente que está unido com Cristo torna-se mesmo agora uma nova criação. 8 Ele tem tanto a motivação como o poder para enfrentar um novo futuro.

O que outras religiões oferecem frequentemente é, no máximo, o acerto de contas do passado mediante dádivas ou actos de apaziguamento, mas quanto ao futuro não há perspectiva alguma de sair-se muito melhor. A salvação em Cristo é diferente.

D. A salvação em Cristo afecta o indivíduo mental, espiritual e fisicamente. Cada parte da nossa existência é afectada pela "queda" (ver Génesis 3), e a salvação deve alcançar e restaurar tudo. 9 Nas palavras do apóstolo Paulo: "Que as vossas mentes sejam refeitas e assim toda a vossa natureza transformada." 10

E. A salvação que o Cristianismo apresenta é tanto presente como futura. Outras religiões colocam-na numa vida futura. O Cristianismo diz: "Sim", mas a experiência disso começa agora.

O Budismo e o Hinduísmo têm as suas doutrinas de reencarnação. Quando uma pessoa passa desta vida nunca sabe ao certo se a próxima vida será melhor. Pode melhorar ou piorar e antes de uma pessoa atingir o destino final (Nirvana), ela pode passar por até 8000 reencarnações, mas mesmo no 'Nirvana' o ser da pessoa é absorvido numa alma universal. Ela perde a sua identidade própria, como uma gota de chuva no oceano. Não há salvação alguma para o corpo e a personalidade e identidade desaparecem.
Cristo oferece salvação para o ser total, com a individualidade e personalidade intactas e já está disponível nesta vida. 11

F. A salvação em Cristo significa também que o indivíduo se relaciona de uma nova maneira com a sociedade e o ambiente no qual se encontra. A salvação não significa afastamento e isolamento do mundo. Não há "temor algum de contaminação". Pelo contrário, uma pessoa alcança uma nova compreensão do seu próprio lugar e função na sociedade. "Amar o Senhor teu Deus" e "o teu próximo como a ti mesmo" 12 tem consequências e obrigações sociais.
À pergunta: "Sou eu o guardador do meu irmão?" a resposta do Cristão é:

"Com toda a certeza que sim!" Aquele que é salvo em Cristo volta-se para enfrentar as realidades inevitáveis do mundo em que vive.

O Cristianismo oferece, de facto, algo mais e melhor do que qualquer outra religião
- tanto para o presente como para o futuro -

A salvação em Cristo
É ÚNICA E INCOMPARÁVEL!


REFERÊNCIAS:
1. 1 Timóteo 2:4; 2. João 3:16, 17; 3. Efésios 2:9; 4. Isaías 55:1; 5. Romanos 6:23; 6. Romanos 5:1; 8:1; 7. Gálatas 5:16-18; 8. II Coríntios 5:17; 9. I Tessalonicenses 5:23; 10. Romanos 12:2; 11. I João 5:12, 13; 12. Mateus 22:37-39

Texto extraído do livro ANO 2000 - Fim ou Continuação? - Publicadora Kirjatoimi, Finlândia
(Autores e Editor na imagem à direita)