sábado, 8 de março de 2014

MARIA MADALENA

Uma Mulher aos Pés de Jesus

Com o sucesso universal do romance "O Código Da Vinci", a história e a personalidade desta mulher conheceram uma revolução quase instantânea. Uma mulher que ocupava na história Cristã um papel - atrever-nos-íamos a dizer - secundário, encontra-se num ápice no centro do universo do Cristianismo. Impõe-se por isso perguntar com seriedade: quem foi, de facto, Maria Madalena? O que sabemos ao certo sobre aquela de quem se diz ter sido a companheira de Jesus?
Acompanhe-nos numa curta viagem pelos Evangelhos, os genuínos relatos históricos da vida e do ministério de Jesus, para descobrirmos o verdadeiro perfil de Maria Madalena.

Os Evangelhos, de Relance

Uma das características mais fascinantes dos Evangelhos reside no facto de nenhum dos seus autores ter voluntariamente pretendido "colar" a sua versão da história a qualquer outra que já tivesse sido escrita. E, embora isso pudesse, com certeza, harmonizar os quatro relatos de uma forma mais coerente, ter-lhes-ia retirado o seu valor mais profundo e intrínseco: a sua genuinidade, expressa na maneira pessoal como cada autor investe na própria história que relata. Assim, tanto Mateus, como Marcos, Lucas ou João escrevem por diversas ocasiões sobre o mesmo acontecimento, mas dando ênfase a detalhes, a palavras ou a gestos que, provavelmente, os impressionaram mais, e omitindo outros que, na sua perspectiva, não teriam tanta relevância. É por isso recorrente, quando comparamos os evangelhos, encontrar relatos que, embora não divergentes, nos contam a mesma história ou nos falam da mesma personagem, por vezes de perspectivas bem diferentes. É com base nesta realidade que, ao longo dos séculos, teólogos e leitores dos evangelhos de todos os quadrantes têm visto como uma só a personagem designada como Maria Madalena nalguns textos, Maria de Betânia noutros, ou ainda a anónima "mulher pecadora".

Maria Madalena nos Evangelhos

Comecemos por analisar um dos importantes encontros entre Maria e Jesus, relatado pelos quatro evangelhos. O conjunto de informações comuns e particulares de cada um deles permitem-nos chegar a importantes conclusões: Jesus encontrava-Se em casa de um fariseu, Simão, e Maria intervém neste encontro, derramando sobre Jesus um perfume de grande valor. Acompanhe-me na análise do quadro seguinte, que nos permitirá comparar os diferentes relatos, realçando as diferenças entre eles. A leitura atenta destes relatos, complementada pela análise deste quadro comparativo, evidencia o facto de se tratar da mesma história e, por isso, das mesmas personagens. No entanto, os detalhes específicos conduzem-nos a uma importante conclusão: Maria de Betânia é, na realidade, irmã de Marta e Lázaro, o homem que Jesus ressuscitou, bem como a mesma mulher que noutras ocasiões é mantida no anonimato e designada apenas como a mulher pecadora. A esta altura, o leitor pode perguntar-se: e Maria Madalena, trata-se desta mesma personagem sob uma designação diferente ou, pelo contrário, é uma outra mulher e não há nenhuma relação entre ambas? É essencial tentar responder a esta questão, para então, de forma segura e abrangente, podermos traçar o perfil desta mulher e compreender a sua ligação a Jesus.

A Identidade da Mulher

Embora nenhum texto declare inequivocamente que Maria de Betânia e Maria Madalena são uma e a mesma personagem, a esboço feito pelos quatro evangelhos permite-nos encaixar as peças como se de um puzzle se tratasse, e concluir que são efectivamente a mesma mulher. Repare nos seguintes pontos:

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• O evangelho de Lucas apresenta-nos Maria Madalena como sendo uma importante fonte de apoio financeiro ao ministério de Jesus (João 8:2,3), o que no contexto da época não seria muito frequente se tivermos em conta a condição social que as mulheres ocupavam. Ora, este facto coincide perfeitamente com o relato, já analisado, que nos apresenta Maria de Betânia como tendo condições financeiras para usar um dispendioso perfume sobre Jesus.
• Ambos os títulos, Madalena e Betânia, são referências a localidades. Betânia era uma cidade a pouca distância de Jerusalém, de onde provavelmente seria originária Maria e a sua família. Magdala era uma pequena vila perto da Galileia, conhecida como uma região próspera, mas de grande imoralidade. Estes factos alinham perfeitamente com a possibilidade de Maria ser chamada "de Betânia" pela sua origem, mas "Madalena" devido a uma fase decadente da sua vida, ligada particularmente à imoralidade sexual.
• No seu evangelho, Lucas faz uma clara ligação entre aquela que designou como "mulher pecadora", a qual já percebemos ser Maria, e a sua nova condição depois da acção transformadora de Jesus. O capítulo 7 deste evangelho termina com a unção de Jesus feita na casa de Simão, texto que aliás já analisámos, e no qual Maria recebe a tranquilizadora certeza do perdão dos seus pecados. Agora, repare que o capítulo 8, imediatamente a seguir, começa com a importante informação acerca das mulheres que seguiam e apoiavam Jesus na Sua obra, entre elas uma Maria. Lucas refere-se a ela como Madalena, realçando o seu passado como de tal forma negativo ao ponto de sete demónios terem possuído o seu corpo e dominado a sua vida. A junção destes dois relatos parece ser bem mais que uma coincidência, revelando-se antes como a forma encontrada pelo autor de enfatizar o maravilhoso poder transformador de Jesus: uma mulher pecadora, outrora possuída por espíritos demoníacos, segue agora Jesus e serve-O com os seus bens e a sua vida. Esta mulher é Maria Madalena.


• Maria Madalena e Maria de Betânia nunca intervêm juntas num qualquer relato. Mesmo num momento tão dramático e intenso como a crucificação de Jesus, os evangelhos falam-nos de apenas duas Marias ali presentes: Maria Madalena e outra Maria, a mulher de Cléofas (João 19:25). Se tivermos em conta a forte relação que Jesus mantinha com Maria de Betânia e a sua família, não seria normal a sua ausência nesta altura. Este facto apenas toma sentido quando olhamos Maria Madalena e Maria de Betânia como a mesma mulher.


O Perfil de Maria

Chegados a este ponto, podemos, com uma base segura, abeirar-nos dos textos bíblicos com o propósito de traçar o historial e o perfil desta extraordinária mulher. Utilizemos o quadro seguinte para o fazer, que coloca em evidência, numa sequência cronológica, todos os relatos onde Maria intervém:

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Estes quadros permitem-nos acompanhar os passos de Maria à medida que a sua história nos vai sendo revelada nos evangelhos. Da sua observação e atenta análise nascem algumas conclusões acerca da personalidade desta mulher, bem como do tipo de relação que mantinha com Jesus.
Maria foi uma mulher atormentada por uma experiência de vida muito dolorosa. Uma história marcada pelo adultério, quem sabe mesmo pela prostituição, com companhias pouco recomendáveis e a frequência de lugares de moral duvidosa, que lhe valeram a fama de grande pecadora. As suas escolhas conduziram-na ao que de mais vil um ser humano pode experimentar: uma vida de possessão demoníaca. Maria Madalena foi uma mulher amargurada, usada, rejeitada e, por isso mesmo, muito infeliz. Mas a sua história começa a mudar no dia em que encontra Jesus.
Demonstrou ser fortemente dedicada àquilo em que acreditava, sendo o ministério de Jesus a causa da sua vida; prova disso são a avidez com que escutava as Suas palavras (Lucas 10:39) ou o apoio financeiro que consagrou à Sua obra (Lucas 8:2).
Revelou-se sempre uma mulher muito emotiva. Talvez por isso os Homens tenham aprendido a aproveitar-se dos seus sentimentos, e até mesmo da sua fragilidade. Os textos citados no quadro acima evidenciam a facilidade que tinha em chorar, emocionar-se ou em reagir mais com o coração do que com a razão; senão, como compreender que esbanjasse uma fortuna nos pés de Alguém que admirava?

Lenda VS Verdade

Dan Brown reavivou no seu mais famoso romance uma antiga lenda, segundo a qual Maria Madalena teria tido uma relação amorosa com Jesus que teria mesmo sido consumada pelo nascimento de um filho. Os relatos que analisámos - afinal, as únicas informações históricas sobre Maria - mostram-nos uma realidade totalmente diferente. As relações entre ambos foram, segundo o testemunho daqueles que as viveram pessoalmente, marcadas pela inabalável visão de Jesus: "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10). Jesus foi na vida de Maria aquilo que nenhum homem, marido ou amante poderia ser: o libertador de uma mulher escravizada pelo pecado, o restaurador de uma vida destruída pelas escolhas erradas.
Maria Madalena encontrou em Jesus provavelmente o único homem que não se aproveitou das suas fraquezas ou fragilidades.


Os seus encontros com Jesus revelam-nos uma mulher profundamente grata pela transformação que Jesus operou na sua vida. Dos onze momentos referidos nos quadros acima, em seis deles, Maria encontra-se numa mesma posição: debruçada aos pés de Jesus!
Que sentimento poderia ter levado Maria a escolher esta posição de abnegação, de inferioridade, de dependência, senão a profunda gratidão pelo milagre que Jesus realizou no seu coração?
A vida desta mulher, a sua relação com Jesus e a sua evolução acabam finalmente por ser um tipo, uma referência, da obra que o Mestre deseja fazer na vida de cada homem e de cada mulher: partindo das nossas fraquezas, conduzir-nos a uma experiência de plena liberdade, de plena felicidade! Podemos agora, com segurança, encontrar uma resposta para a pergunta que motivou esta reflexão:
Quem foi, afinal, Maria Madalena? Maria foi uma mulher que amou Jesus, que O amou da única forma que se pode amar o Salvador: consagrando-lhe a vida, escolhendo viver aos pés d'Aquele "que nos amou primeiro." (1 João 4:19).


Pedro Esteves, jovem formado em Teologia, e um sábio filho da minha saudosa Igreja de Coimbra, perto do Penedo da Saudade - é o Pastor responsável pelo DEPARTAMENTO DA JUVENTUDE (Rebentos, Tições, Desbravadores, Companheiros, Jovens) da Ig. Adventista do 7º Dia em Portugal, in Revista Sinais dos Tempos, 3º Trim. 2006, Publicadora SerVir.


Mais em: http://www.criacionismo.com.br/2008/07/maria-madalena-e-jesus-tinham-relao-de.html
Ainda: http://www.criacionismo.com.br/search?q=maria+madalena+livro+cpb
E já agora: http://www.criacionismo.com.br/2008/04/o-cdigo-da-vinci.html