quarta-feira, 19 de março de 2014

PAI: ÉS O FAROL DO TEU FILHO!



* Quando Deus mede um homem, ele coloca a fita métrica em volta do seu coração, não da sua cabeça. Autor Desconhecido
(O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. I Samuel 16:7)

** Embora não despreze o papel vital da mãe no lar, creio que uma família bem-sucedida começa com o seu marido. James Dobson
(... que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. I Timóteo 3:4)

*** O meu objetivo principal não é ser chefe e maioral, mas ser líder e servo, capacitando e valorizando a minha família a fim de que dê o melhor de si. Tim Hansel
(De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus: tomando a forma de servo... Filipenses 2:5, 7)

**** O maior feito que um pai pode realizar em favor dos filhos, é amar a mãe deles. Josh McDowell
(Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:28)


AO COLO DO PAI

Viajava de Santarém para o Porto com o meu filho. Tínhamos uma certa pressa, pois era Sexta-feira e queríamos chegar antes do pôr do Sol. Chovia sem cessar. A auto-estrada, em certos troços, estava em obras. E foi num desses pontos, após uma pequena curva, que nos deparámos com um acidente. Um carro em que viajava uma família inteira capotou. Várias pessoas se juntaram. Mas algo chamou a minha atenção. Um menino de quatro ou cinco anos estava ao colo do pai. Um medo aterrador era visível, por estar estampado no seu rosto. Vi a força com que se agarrava ao pescoço do seu pai e chorava, enquanto o pai lhe enxugava as lágrimas e tentava acalmá-lo. Tive a sensação de que não havia força no mundo que o conseguisse arrancar do colo do seu paizinho.
Nós, seres humanos, também tivemos um 'acidente', que se chama 'pecado', e a nossa vida 'capotou' e encontra-se de 'rodas para o ar'; por isso vivemos numa confusão, com a bagagem toda espalhada, e assustados, cheios de medo. Assim é a nossa existência.
Mas, tal como o menino do acidente, também nós temos um Pai. Um Pai que nos segura no colo, nos enxuga as nossas lágrimas e nos acalma com beijos.
Também eu me sinto assustada com o tombo que a minha vida deu, mas não há força no mundo que me arranque dos braços do meu Pai Celeste. É aninhada no Seu colo que quero ficar até que chegue o 'pronto-socorro' que me levará ao Lar.
Nesse Lar, a nossa vida será bem diferente: sem acidentes, sem medo, sem lágrimas no rosto das crianças. E tudo isto porque estaremos na casa do Pai. Jesus é o 'pronto-socorro' que em breve, muito em breve, nos virá recolher da beira da estrada em que estamos acidentados e nos levará para esse tão esperado Lar.
Enquanto esperamos, Ele deixou-nos o compromisso de enxugar as lágrimas ao nosso próximo e mostrar-lhe o caminho do Lar.
Na minha oração de hoje, agradeço a Jesus por tamanho amor. E suplico que em breve eu, o menino e você possamos estar em Casa. - Cinda Domingos, Santarém.


RESTAURADOS POR JESUS
Conta-se a história de um jovem casal cristão que teve um bebé, uma menina. Quando esta tinha quatro anos, o pai sofreu um grave acidente de automóvel, que lhe tirou a vida.
Nos longos dias que se seguiram, a mãe era constantemente confrontada com as perguntas da sua filhinha, que dizia: "Mamã, onde está o papá?" A jovem viúva, no meio da sua imensa dor, respondia sempre a frase: "O papá não pode voltar mais para casa;
mas um dia Jesus vai trazê-lo de volta!"
A menina foi crescendo até que, passados alguns anos, naturalmente, ficou a saber o que tinha acontecido realmente. Durante todo o tempo da sua infância e juventude, a mãe ensinou-lhe sempre as histórias e as promessas da Bíblia, que sustentavam a certeza de que,
ainda assim, um dia Jesus traria o papá de volta.
Quando ela tinha 19 anos, uma doença fulminante atingiu-a. Ela foi internada no hospital, onde permaneceu alguns meses. Finalmente, numa manhã, os médicos tiveram de a informar que, provavelmente, poucos dias de vida lhe restariam.
Nessa mesma tarde, a mãe veio visitá-la. Ao entrar no quarto, já sabia da notícia dos médicos. Olhando para a sua filha, disse: "Já sei, querida, a triste notícia que te deram..." A filha, esboçou um sorriso e disse para a sua mãe: "Não, mamã, não sabes!" "Não sei?", perguntou a mãe surpreendida. "Não mamã, não sabes... Porque a verdadeira e importante notícia que me deram foi: quando Jesus vier trazer o papá de volta, Ele vai trazer-me a mim também!"
Ao longo dos séculos, esta tem sido a esperança que alimenta o coração e a mente daquele que faz repousar a sua dor na eterna Palavra de Deus. O Criador, fazendo tudo de novo, irá restaurar a vida na sua plenitude. Esse será o momento em que não mais se passarão más notícias, não mais haverá separação, não mais haverá a angústia provocada pela perda.
Hoje é o dia para estarmos prontos, firmemente agarrados
às infalíveis promessas de Jesus. - Filipe Reis, Pedroso.

(Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá. S. João 11:25)
(E o que estava assentado no trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. Apocalipse 21:5)
(E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor porque as primeiras coisas passaram. Apocalipse 21:4)



* Como diminuir a delinquência juvenil:
1 - Dê tempo aos seus filhos. 2 - Seja um bom exemplo para eles. 3 - Proporcione aos seus filhos ideais de vida. 4 - Tenha muitas actividades planejadas. 5 - Ensine-os acerca de Deus.
Billy Graham
("...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." I Timóteo 4:12; "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6)

** "Você lembra-se do seu pai?" - perguntou o juiz com severidade. "Aquele pai a quem você desonrou?" O prisioneiro respondeu: "Lembro-me dele perfeitamente. Quando o procurava para um conselho ou companhia, ele olhava-me por detrás do seu livro de leis e dizia: 'Sai daqui, menino, estou muito ocupado'. O meu pai terminou o seu livro, e eu estou aqui." T. DeWitt Talmadge
(E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor. Efésios 6:4)

*** Amar demais nunca mimou crianças. As crianças ficam mimadas quando substituímos "presença" por "presentes". Dr Anthony P. Witham
(Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas também as nossas próprias almas. I Tessalonicenses 2:8)



* Se você almeja que o seu filho aceite os seus valores quando alcançar a adolescência, então você deve ser merecedor do seu respeito durante a sua infância. James Dobson
(... mas para vos dar a nós mesmos como exemplo, para nos imitardes. II Tessalonicences 3:9)

** Uma criança provavelmente não encontrará um pai em Deus, a não ser que encontre algo de Deus no seu próprio pai. Glen Wheeler
(Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. I Coríntios 11:1)

*** Feliz a criança que, uma vez ou outra, surpreende o seu pai de joelhos, orando... ou dedicando tempo, regularmente, em comunhão com o Senhor. Larry Christenson
(... alegre-se o coração daqueles que buscam ao Senhor, e a Sua força; buscai a Sua face continuamente. Salmo 105:3, 4)

Pensamentos de Pequeno Manual de Instruções de Deus para PAIS, Editora United Press, Ltda.