sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

AmOr  ou  PaiXãO?



É  HoRa  de  VoCê  EsClaReCer  SuAs  IdeiAs  SoBre  AMOR  e  PAIXÃO

       Amor e paixão são duas palavras que não saem da cabeça dos namorados. Antes e depois de Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Roger Rabbit e Jessica, as pessoas ficam apaixonadas, amam e voltam a se apaixonar numa média de 7 a 10 vezes na vida.
O interessante é que, embora todo o mundo ache isso bom, poucos sabem distinguir uma coisa da outra. Por influência do cinema e companhia, nossos olhos faíscam de paixão e nós pensamos que é amor. Está certo que a paixão não é tão diabólica como pintam nem o amor é tão apagado como afirmam. Mas confundir paixão com amor é o mesmo que confundir o aroma do vinho com o vinho.
       A balbúrdia surgiu, talvez, porque a palavra amor foi empobrecida. "Não existe, certamente, nenhuma palavra que tenha sido pior utilizada do que amor", diz o expert Leo Buscaglia. Em português, a gente ainda diz "Eu te amo", "Adoro pêssego". Mas em inglês é I love isso, I love aquilo. Um jovem americano pode "amar" a Deus, "amar" uma torta de maçã, "amar" uma banda.
       Para complicar, aquele pessoal que gosta de línguas exóticas diz que no grego há quatro tipos de amor: storge (um amor caseiro, conhecido como afeição); philia (a boa amizade, valorizadíssima pelos antigos); eros (a nossa paixão, o fall in love dos americanos); e ágape (que seria o amor altruísta, divino).
       O irlandês C. S. Lewis, professor de Literatura Medieval e Renascentista em Cambridge na década de 50, defendia essa ideia. Chegou inclusive a escrever um livro chamado Os Quatro Amores (Editora Mundo Cristão). Leo Buscaglia, que dá aulas sobre amor numa universidade americana, garante que o amor é apenas de um tipo. "O amor é amor. Cada um sente e expressa o que sabe do amor." O que existe, segundo ele, é intensidade no amor.
       Por incrível que pareça, não há contradição entre as duas ideias. É só a gente estabelecer que a paixão representa o estágio inicial do amor, além daqueles picos esporádicos, enquanto o amor seria o sentimento em escala completa.

QuÍMiCa

A paixão é um fenómeno bioquímico. Você vê uma pessoa, as catecolaminas fazem o seu trabalho e você é dominado por uma total fascinação. Há um encantamento. O apaixonado sofre uma espécie de pane, que o faz girar numa frequência acima do normal. Paixão é adrenalina.
Os neurónios da paixão são estimulados pelo córtex cerebral, localizado na parte superior do cérebro. Os sentidos levam a informação ao córtex e a "novela" da paixão começa. É ele que faz a associação das coisas (cheiro, perfume, cor, toque, imagem) e diz se uma pessoa é desejável ou não.
O professor Ailton Amélio da Silva, da USP, estudou vários casais e descobriu alguns sinais do flerte e do começo da paixão. Quando o Cupido está flechando a garota, ela sorri, cruza as pernas, arruma o cabelo, mostra a palma da mão; quando o alvejado é o rapaz, ele estufa o peito e encolhe a barriga, entre outras coisas.
Quando há mútuo interesse, as pupilas se dilatam, os músculos da face se contraem, os dois fixam o olhar nos lábios um do outro e sincronizam a postura. O coração dispara, as mãos suam, a respiração se acelera, os olhos brilham. No amor, a química também está presente, mas não de forma arrasadora. Há uma predominância de endorfinas. O sentimento é menos fogoso, embora pareça bom e provoque arrepios. O parceiro ganha uma dimensão mais real. Se a paixão é cega, o amor usa lente de contato.
Uma pergunta que muita gente faz é se existe amor à primeira vista. Os mais exigentes dizem que não. Um estudo feito na Alemanha indica que sim. A questão é saber se esse sentimento pode ser chamado de amor. Em nome da paz, é melhor chamá-lo de paixão. Se bem que o problema talvez nem exista, pois quem foi vítima de um olhar fatal garante que é como se fosse uma segunda vista.
Como assim? Você vê alguém e tem um insight, por causa de associações positivas da imagem da pessoa com as "informações" armazenadas no seu "arquivo" cerebral. Em seguida, você tenta marcar um encontro. Se o objeto da paixão corresponder às suas expectativas sociais e aos seus desejos psicológicos inconscientes, o "tchan" inicial pode se transformar numa relação e em marcha nupcial.
DiFeReNÇaS

No FunDo, Entre os Dois, DiFeRenCiar PaiXão e AmOr Não é NaDa FáCiL.
Mas veja alguns pontos:

- A paixão exige atenção; o amor distribui carinho.
- A paixão depende da beleza, do perfume; o amor é incondicional.
- A paixão tem pressa; o amor vai de bicicleta.
- A paixão é ciumenta; o amor dá liberdade.
- A paixão gosta de beijos; o amor valoriza o diálogo.
- A paixão vem em ondas; o amor é sereno e constante.
- A paixão é o relâmpago; o amor é o raio de sol.

Baseada em sentimentos e na química corporal, a paixão aparece de repente e faz com que o indivíduo sinta que o amor resolverá todos os seus problemas. O apaixonado passa também a achar que não poderia ser feliz com outra pessoa, porque foram feitos um para o outro. Claro que isso não é verdade. Em geral, há mais de uma mulher com quem um homem pode ser feliz (ou infeliz) e vice-versa. O apaixonado não encara as coisas racionalmente. Nem dá bola para conselhos de amigos. Ele está interessado é em beijos arrebatadores. Pensa que sexo é amor, embora seja apenas uma forma de se expressar o amor.
De acordo com os especialistas, a paixão pode ser apenas uma ilusão. A pessoa vê a outra e, devido ao seu forte desejo ou necessidade de ser amada, pensa que está amando. Pode ser ainda uma espécie de fuga de alguma situação desagradável em casa ou no trabalho.
O amor não aparece de repente, mas também não acaba de uma hora para a outra. Nele, há um alto grau de amizade e companheirismo. Quem ama compartilha seus ideais e interesses com a pessoa amada. Mais do que a união física, o amor é a união de dois corações.
Para o bem ou o mal, a maré da paixão pode surgir a qualquer hora em nossa vida, mas para isso é preciso que o oceano do amor esteja cheio.

PrOvE SeU AmOr

O teste a seguir vai ajudar você a descobrir se está amando ou apenas apaixonado. Coloque V ao lado das questões que corresponderem a seus sentimentos ou atitudes e F quando não corresponderem.

( ) 1. Meu amor apareceu de repente e logo se tornou muito intenso.
( ) 2. A segurança do meu namorado é tão importante para mim quanto a minha própria segurança.
( ) 3. Quando erro e descubro isso, costumo admitir que errei e pedir desculpas.
( ) 4. Sinto ciúme quando alguém olha fixamente para minha namorada.
( ) 5. Incentivo meu namorado a manter boa amizade à parte do nosso relacionamento amoroso.
( ) 6. Quando estamos juntos, sempre tento impressioná-lo.
( ) 7. A gente se encoraja um ao outro a participar sozinhos de determinadas atividades e a sentir-se livres como indivíduos.
( ) 8. Acho que seria impossível amar outra pessoa.
( ) 9. Nossa cultura, interesses e gostos são parecidos; costumamos conversar sobre isso.
( ) 10. Estou mais interessado em ser a pessoa certa para meu par do que em saber se ele é a pessoa certa para mim.
( ) 11. Tenho uma sensação de amor por todos os poros, em cada fração de segundo da vida.
( ) 12. Quando discutimos, em seguida procuramos fazer as pazes, para não dar chance às críticas intermináveis.
( ) 13. Acredito que não exista no planeta outro romance igual ao nosso.
( ) 14. Reconheço que meu namorado tem falhas e defeitos, mas procuro aceitá-lo assim mesmo.
( ) 15. Gostamos de estar juntos, mas o silêncio não nos deixa muito à vontade.
( ) 16. Embora namoremos há pouco tempo, já nos conhecemos maravilhosamente bem.
( ) 17. Gostamos muito de ler, assistir a boa TV e orar juntos.
( ) 18. Estou disposto a pisar por cima de cadáveres para que nosso amor continue a existir.
( ) 19. Amo meu namorado pelo que ele é, não pelo que pode fazer por mim.
( ) 20. Tudo que diz respeito a minha namorada me toca. Gosto de seus cabelos, olhos, perfume, jeito.

AvAliAçÃo
As questões 2, 3, 5, 7, 9, 10, 12, 14, 17 e 19 descrevem atitudes e sentimentos de quem está amando. Se você respondeu todas ou a maioria com V, é sinal de que o amor está no rumo certo.
As outras 10 questões encerram características de quem está apaixonado. Se você respondeu todas ou a maioria também com V, isso indica que o seu sentimento precisa de amadurecer.

Leia mais:
Ensina-me sobre o Amor (Editora Mundo Cristão), de John e Sandra Drescher.
Sueli Nueli Ferreira e Marcos De Benedicto, jornalistas, "são dois autores jovens. E o que eles escreveram aqui" - DE BEM COM VOCÊ - "é para você ficar de bem com Deus, os pais, os amigos, o sexo oposto e você mesmo." Livro editado pela CASA (Casa Publicadora Brasileira).




SANSÃO NA GALERIA DA FÉ?

O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. Hebreus 11:32

       No Palácio do Planalto, em Brasília, há uma galeria com as fotos de todos os ex-presidentes do Brasil. Se você gosta de história, não deixe de passar por lá quando visitar a capital federal.
       Há inúmeras galerias assim espalhadas pelo mundo. Porém, a mais bela galeria é a dos heróis bíblicos. Ela está registada em Hebreus 11. Ali estão nomes como o de Enoque, Noé, Abraão, José e Moisés. Também está o nome de Sansão. É isso mesmo, você leu ou ouviu direito e vou explicar por que ele tem seu nome registado na galeria da fé.
       Sansão nasceu com um propósito definido por Deus: começar o processo de libertação do povo de Israel, que havia 40 anos vinha sendo oprimido pelos filisteus. Um anjo deu instruções para a mãe de Sansão sobre a alimentação dela durante a gravidez e falou sobre as responsabilidades futuras daquele menino. Feliz, Manoá, o pai, orou a Deus pedindo que o anjo voltasse e fornecesse mais detalhes sobre o que deveriam fazer (Juízes 13). Isso demonstra que os pais de Sansão fizeram a parte deles para que sua educação fosse a melhor possível.

     

       Só que, ao se tornar adulto, Sansão tomou decisões erradas. Um dos seus maiores erros foi envolver-se com uma moça que não amava a Deus e que pertencia ao povo inimigo. Mas ele chegou ao fundo do poço quando contou para ela de onde vinha sua força. Após cortar os cabelos de Sansão, Dalila o entregou para os filisteus, que furaram seus olhos e o prenderam.
       Você pode perguntar: Como um homem com um currículo desses está na lista dos heróis da fé? Respondo: No seu último momento de vida, Sansão, sinceramente arrependido de seus erros, orou ao Senhor e pediu forças para derrotar os inimigos. O Senhor ouviu a oração de Sansão, que, em pleno templo de Dagom, onde uma festa acontecia para celebrar sua prisão, derrubou as principais colunas daquele local e morreu matando cerca de três mil filisteus.
       
Arrependimento verdadeiro, oração e fé transformaram aquele homem derrotado num herói bíblico.

     

Você também pode ser um herói do povo de Deus hoje.
O fato de manter-se fiel a Deus num mundo que está o tempo todo puxando para baixo
é prova de que você é uma pessoa de valor.

http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2014/frij12014.html  - 1 de fevereiro de 2014, Inspiração Juvenil da CPB (Links 1R).

Nota: Queridos jovens, a vida não é uma brincadeira... não é Deus que tem de Se adaptar ao mundo. O mundo é que tem de buscar, conhecer, o caminho de Deus e moldar-se a Ele. Deus não muda (Malaquias 3:6). As Suas leis, que regem o universo, assim como as morais, são imutáveis. E nisso está a nossa segurança. E esperança. Graças a Deus! E.E.