quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DIA DE ACÇÃO DE GRAÇAS




       O Dia de Acção de Graças (Thanksgiving Day) é uma das mais importantes celebrações do povo norte-americano. Celebra-se na 4ª quinta-feira de Novembro e tem um sentido profundamente religioso.

       Durante as sublevações religiosas dos séculos XVI e XVII, um grupo de homens e mulheres, chamados Puritanos, tentou reformar a Igreja de lnglaterra, a partir do interior. Na essência, pediam uma mais completa protestantização da igreja nacional e defendiam formas mais simples de adoração e fé. É evidente que as ideias reformistas dos Puritanos, ao destruirem a unidade da igreja-estado, ameaçavam dividir o povo e diminuir a autoridade real. Assim, durante o reinado de James I, um pequeno grupo de Separatistas, convencidos de que nunca seria possível reformar a igreja nacional estabelecida, partiu para Leyden, na Holanda. Aí, procuraram viver de acordo com a sua consciência. Mais tarde, alguns membros desta comunidade, que ficaram conhecidos como os 'Pais Peregrinos', decidiram emigrar para o "Novo Mundo" em busca de liberdade religiosa.

       A viagem acidentada para os 102 corajosos passageiros, a bordo do Mayflower, durou de 6 de Setembro a 21 de Dezembro de 1620, através das águas agitadas e dos ventos ciclónicos do Atlântico. Desembarcaram na América do Norte e fundaram a colónia de New Plymouth, mais tarde denominada Nova Inglaterra. O primeiro Inverno foi muito penoso, mas os Índios ensinaram os 'Pais Peregrinos' a plantar cereais, a caçar e a pescar. Quando chegou o Outono, os Peregrinos tinham conseguido uma grande colheita. Estavam agradecidos. Então, fizeram uma festa para dar graças a Deus e convidaram os Índios. Esta foi a 1ª festa de Acção de Graças, que passou a repetir-se todos os anos. Até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou o Dia de Acção de Graças feriado nacional. Ainda hoje, as famílias reúnem-se para um jantar especial com perú recheado, batata-doce e tarte de abóbora.


       Todos os dias deveriam ser 'Dia de Gratidão' ou 'Acção de Graças' pelas inúmeras bênçãos recebidas ao longo do ano. Porque, como diz Dorothy O'Neill: "O coração agradecido é o melhor antídoto para a depressão e o desânimo." Porém, não menos importante é poder viver em liberdade de consciência para adorar a Deus, de acordo com a Revelação que Ele inspirou - a Bíblia Sagrada.

Ezequiel Quintino in Pensar Faz Bem





ACÇÃO DE GRAÇAS

       Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. João 14:1-3

       Talvez você já esteja a ouvir alguma coisa sobre este assunto há algumas semanas ou meses em vários jornais e nos comerciais da televisão. Ele é um tópico de muitas conversas entre amigos, familiares e colegas de trabalho.
       Nós americanos, planejamos fazer grandes coisas nesta ocasião especial. Para alguns, significa uma longa viagem para a outra extremidade do país, com crianças irritadas, poucas paragens para descanso, voos atrasados, tempestades de neve, inundações, tornados e falta de sono. Para outros, significa apenas um curto passeio para o outro lado da cidade. Outros, ainda, nunca saem de casa.
       No passado, uma saída de trenó sobre o rio congelado e ir pelos bosques era tudo o que se esperava fazer.

       Você adivinhou, não foi? Pelo último comentário acerca do trenó e dos bosques? Eu bem que gostaria de andar nesse meio de transporte, se a casa da minha avó não ficasse tão longe. Hoje é um pouco diferente, não é verdade? Pergunte a quem quiser, e verá que reunir-se com a família no feriado de Acção de Graças é um grande evento! Por que fazemos isso? O que nos leva a deixar todas as outras actividades de lado? O que queremos ver? O que há de especial?
       Preciso admiti-lo: algumas pessoas viajam por obrigação, outras por lealdade, algumas por causa da tradição e outras são forçadas a isso, mas gosto de pensar que a maioria viaja por amor - o Amor incondicional que uma família pode oferecer.
       No feriado de Acção de Graças, muitas diferenças são postas de lado e recordamos os tempos felizes. Contamos histórias uns aos outros, rimos, brincamos e comemos. Banqueteamo-nos, não só com o alimento, mas com a abundância de amor que permeia a sala de jantar. Deleitamo-nos com a cálida aceitação e a sensação de segurança por nos sentirmos parte daquele grupo. E sentimos falta dos que fazem parte do nosso círculo familiar, mas estão ausentes. O divórcio, a distância e a morte têm o seu triste jeito de nos separar. Conservamos no coração, entretanto, a lembrança daquilo que os ausentes já partilharam connosco.

       Deus fez as famílias para que se amassem, assim como Ele nos ama - incondicionalmente. Deseja que nos envolvamos uns com os outros, oremos uns pelos outros e cuidemos uns dos outros da mesma forma como Ele o faz por nós.
       Um dia Deus nos servirá um grande banquete numa mesa que terá quilómetros de extensão. Ele está preparando um lar, uma mansão para cada um de nós. Um lar cheio de paz e harmonia - para sempre. Quando Jesus vier a fim de levar-nos para o Lar, estaremos viajando por amor. O Amor do Pai, concedido ao Filho e derramado na cruz por todos nós.


       A minha oração é que cada um de nós se prepare agora para a volta de Jesus. Ela promete ser a Maior Festa de Acção de Graças que já aconteceu!

Darlyn Townsend in Meditação da Mulher - Do Fundo do Coração


DAI GRAÇAS

Dai graças, de todo coração; Agradecei, ao único Santo
Agradeça, porque Ele nos deu Seu Filho, Jesus Cristo.

Agora diga o fraco: "Eu sou forte"; Diga o pobre: "Eu sou rico"
Por que assim fez o Senhor por nós.




"A primeira ACÇÃO DE GRAÇAS em Plymouth, por Jennie
A. Brownscombe (1914)"

llllllllllllllllllllllllllll

PROCLAMANDO A GRAÇA DE DEUS

(Atlanta-Parade-59th General Conference of Seventh-Day Adventist-2010)