sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A BÍBLIA - UM LIVRO EXCEPCIONAL




Junto ao Mar Morto (foto à direita), situado a cerca de 400 metros abaixo do nível do mar, situa-se Qumran, onde numa das suas cavernas foram encontrados os manuscritos da Bíblia mais antigos até hoje conhecidos, um dos quais aparece na foto à direita, inferior.
O achado destes manuscritos, que remontam ao século II a. C., comprovou que o texto bíblico é digno de crédito.


Santuário do Livro no museu de Jerusalém, onde se guardam os rolos encontrados em Qumran, junto ao Mar morto. O seu aspecto é o de uma grande tampa de ânfora, que faz recordar os recipientes onde foram guardados os rolos.



PALAVRAS  VIVAS  NO  MAR  MORTO


       No ano de 1946 fez-se um dos maiores achados arqueológicos de todos os tempos, e o mais importante, sem qualquer dúvida, por aquilo que se relaciona com o texto bíblico.
Casualmente um pastor beduíno descobriu nas imediações do Mar Morto, nas cavernas de Qumran, toda a biblioteca de uma comunidade judaica dos primeiros anos da nossa era, os Essénios, que tiveram de guardá-la ali para evitar que os inimigos a destruíssem.

       Quando aqueles manuscritos, depois de muitas vicissitudes, chegaram às mãos dos especialistas, o mundo inteiro ficou estupefacto: Tinham-se descoberto os textos mais antigos da Bíblia! A maioria deles são do século II a.C., ou seja, anteriores em mais de um milénio aos que até 1964 se conheciam, que eram do século X d. C.

       Praticamente todos os livros do Antigo Testamento estavam representados nas cavernas de Qumran. À medida que se iam traduzindo e comparando com as traduções foi possível comprovar, para surpresa de todos os detractores, que os textos eram os mesmos, sem que se pudessem encontrar diferenças dignas de menção.

       Todos os comentaristas se mostram unânimes em afirmar que os rolos do Mar Morto, como são conhecidos estes antiquíssimos manuscritos, puseram a descoberto, diante do mundo inteiro, que a Bíblia é um livro de total e absoluta confiança.

       Bem podemos dizer com Jesus Cristo:


"Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras jamais passarão"
Mateus 24:35


"A Tua Palavra é o farol que me guia; é a luz do meu caminho"
Salmo 119:105


A DECISÃO É TUA


Conta-se a história de um ancião que vivia em certa aldeia e que era uma autoridade sobre quase qualquer tema. Havia tido na vida uma série de experiências emocionantes e inspiradoras.
As crianças apreciavam buscá-lo e falar com ele para ouvir as suas fascinantes palavras. Para ele nenhuma pergunta era demasiado difícil ou complicada.
Era realmente um génio! E as crianças e jovens sabiam que assim era.
Quando várias crianças chegaram aos seus anos de adolescência, decidiram demonstrar que eram mais inteligentes do que o velhinho. Passavam horas imaginando perguntas impossíveis de responder. Mas cada vez que o enfrentavam, o ancião dava-lhes a resposta correcta.
Desconcertados, mas não derrotados, fizeram repetidas tentativas. Todavia, o idoso senhor era demasiado sábio para eles.
Certo dia julgaram que tinham a pergunta que finalmente lhes permitiria derrotá-lo. Apanhariam um pássaro e tê-lo-iam entre as mãos, atrás das costas, e recorreriam ao ancião para perguntar-lhe se o pássaro estava vivo ou morto. Se ele dissesse 'vivo', apertá-lo-iam fortemente e deixá-lo-iam cair morto no chão. Se respondesse 'morto', soltá-lo-iam para que voasse.
Excitadamente foram até onde se encontrava o ancião. Esta era a oportunidade para demonstrar-lhe que ele podia errar! E com ar decidido o defrontaram.
- Senhor, tenho um passarinho na minha mão. Está morto ou vivo?
O ancião pensou por uns momentos, e a seguir respondeu:
- Filho, a decisão está nas tuas mãos! - Edna Jewell


Na nossa relação diária com Deus, temos uma decisão,
e a faculdade de escolher está nas nossas mãos.


A decisão é nossa - sua e minha!



Revista Sinais dos Tempos