sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CONSELHO DE UM PAI


DAVID  LIVINGSTONE

Este grande missionário e explorador escocês, que abriu a África ao trabalho missionário e à civilização ocidental, raramente podia ficar na companhia dos filhos devido às suas muitas expedições. Esta carta, escrita em 1859 ao filho Robert, que estava na Inglaterra, mostra a preocupação de um pai com o seu filho adolescente.


       Estive tão ocupado ultimamente aprontando documentos, que não pude escrever-te, embora pense com frequência que deveria fazê-lo.
       Tivemos poucos contactos... e, enquanto permaneci na Inglaterra, estive tão ocupado que não pude gozar muito da companhia dos meus filhos.
       Continuo bastante atarefado e creio estar prestando bons serviços à causa de Cristo na Terra.
       Agradou-Lhe coroar os meus esforços com o tipo de sucesso que o mundo aplaude...
       Estou ansioso ao ver aproximar-se a hora em que os filhos de África, por tanto tempo aviltados, estenderão as mãos para Deus.
       Como indivíduo nada posso fazer, mas Deus colocou no meu coração a vontade de tentar, e ajudou-me. De cada vez que me capacita, através de uma descoberta ou de alguma outra forma, a trazer o assunto de Deus diante da mente dos homens, está ajudando.

       O nosso grande dever como filhos Seus é o de trabalhar com Ele e por Ele.

       Muitas vezes parece um trabalho lento, ai de mim, e não é de forma alguma improvável que eu venha a morrer antes que os meus desejos para a Inglaterra e a África estejam a meio caminho de ser realizados. Mas, se eu trabalhar fielmente, Deus não ignorará o trabalho de fé, a labuta de amor...

       Gostaria que tu fosses um filho de Deus agradecido e amoroso. Precisas de te dar a Ele exactamente como és.
Não tentes ser nada além do que és. Jamais olhes para os outros e imagines que, para ser um servo de Cristo, precisas de ser como eles.

       Faz uma entrega total de toda a tua natureza a Deus. Dá-te a Ele para que Ele cumpra em ti a Sua vontade, e olha para Jesus, e apenas para Ele, como teu padrão, tua sabedoria, tua rectidão, tua santificação, tua redenção.
Há muito trabalho a ser realizado, e Ele precisa de pessoas com várias habilidades e temperamentos para realizá-lo. Se tu te entregares a Ele, Ele te empregará de maneita honrada, e na morte tu não deixarás de ser lamentado.

       Precisas de escolher um caminho na vida com a distinta referência à glória de Deus entre os homens. É um erro supor que Deus é melhor servido no ministério eclesiástico. Eu sirvo-O agora no comando de um barco a vapor. Posso pedir que a bênção de Deus repouse sobre mim na roda propulsora com uma consciência tão tranquila como se estivesse noutras circunstâncias subindo ao púlpito.




       Escolhe um caminho pelo qual tu serás capaz de beneficiar o mundo através dos teus esforços e dedica a Ele todas as energias, e que o Deus Todo-Poderoso te conceda ajuda e orientação.




Adaptado de CARTAS INSPIRATIVAS - Um Tesouro de grandes Cartas Espirituais de Todos os Tempos - Compiladas e Editadas por Ben Alex