terça-feira, 8 de março de 2011

HOMENAGEM À MULHER








QUAL FOI
O ACONTECIMENTO
DO ANO
EM PORTUGAL?




Para mim, é a repetição do milagre que as mulheres portuguesas
continuam a fazer.

Estão nas filas dos transportes públicos às seis da manhã
para ir para o trabalho
e depois, à noite, em casa, vão mantendo tudo como
se lá tivessem estado todo o dia.

Face ao que fazem todos os dias, tudo o mais no País
é realmente banal.
Mário Crespo (Jornalista)

Revista  NOTÍCIAS  SÁBADO  do  JN - 30 de Dezembro de 2006





Minha Querida Amiga:
       
Felizmente que há o Dia da Mulher porque, doutro modo, seria mais difícil encontrar um pretexto para nos dirigirmos às Mulheres e dizer-lhes aquilo que o Mundo delas espera. Porque há muitas coisas que permanecem escondidas e que precisam ser conhecidas para sabermos como há
-de ser feito o futuro.

       Como já dissemos o ano passado, o masculino, ao construir a História através do processo do poder, e, ao excluir a mulher dessa tarefa, fez com que ela fosse cultivando outros valores, especialmente ligados ao mundo dos afectos, e que estão fora da galáxia do poder. O problema de hoje é que o homem precisa de integrar no seu processo de formação e comportamento, esses valores que a mulher desenvolveu enquanto esteve ausente.

       O que o futuro espera da Muher é a sua contribuição para a mudança do modelo de vida das sociedades. As mulheres demonstraram já que podem ser iguais. Trata-se de tomar consciência de que devem ser diferentes. Porque a intervenção na sociedade não é um exclusivo do processo do poder. Sabemos que, muitas alterações dos comportamentos políticos e sociais já são indicadores duma lenta e subtil passagem das sociedades do poder para as sociedades de diálogo, afecto e cultura.

       No dia de hoje gostaríamos de chamar a atenção para esta necessára mudança que fez dizer ao poeta Louis Aragon que "a mulher é o futuro do homem".

       Ao desejar-lhes ânimo e coragem para continuar essa nobre missão, e exprimindo desde já o nosso reconhecimento, somos:


António  Alçada  Baptista (Escritor)  &  Biocel  Lda  -  08.03.1995

Subsidiária da Roche Farmacêutica Química Lda.