segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O PODER DO AMOR



A história de amor deste jovem casal é uma das mais trágicas da literatura mundial. Tudo começou quando Abelardo, brilhante filósofo e poeta francês do século XII, se apaixonou pela sua aluna Heloísa. Após um relacionamento arrebatado, que resultou no nascimento de uma criança e num casamento secreto subsequente, o tio de Heloísa vingou-se de Abelardo, ordenando que ele fosse castrado. Após esse castigo cruel, Abelardo retirou-se para um mosteiro e convenceu Heloísa a fazer o mesmo. Do seu convento, Heloísa escreveu esta carta ao ex-marido e namorado. A carta está reproduzida em trechos.

Querido Abelardo

       Você e o mundo todo sabem o quanto perdi ao ficar sem você. Isso que fizeram contra nós, esse acto supremo de traição roubou você de mim e roubou-me de mim mesma.
       A minha tristeza pela perda nada é comparada ao que sinto pela maneira como perdi você. Seguramente, quanto maior a causa da dor, maior a necessidade de consolo, e esta ajuda ninguém pode trazer além de você; você
é a única causa da minha tristeza e somente você pode conceder-me a graça do consolo. Somente você tem o poder de entristecer-me e de trazer-me felicidade ou consolo; somente você tem uma dívida tão grande para comigo, particularmente agora que executei todas as suas ordens tão obedientemente que, mesmo não tendo forças para me opor a você em nada, encontrei forças para obedecer à sua ordem de me anular a mim mesma.
       Fiz mais, por estranho que pareça: o meu amor elevou-se a tal intensidade que roubou a mim mesma o que mais desejava, sem nenhuma esperança de recuperação, e cumprindo o que você pedia, mudei as minhas roupas juntamente com a minha atitude, a fim de provar que você era o único possuidor tanto do meu corpo quanto da minha vontade.
       Deus sabe que nunca procurei coisa alguma em você além de você mesmo; não queria nada do que era seu; queria simplesmente você.
       Os meus próprios prazeres e desejos não procurei gratificar, como bem sabe, mas sim os seus. O nome de esposa pode parecer mais sagrado ou mais forte, porém mais doce para mim será sempre a palavra namorada.
       Acreditei que, quanto mais eu me humilhasse por sua causa, mais gratidão conquistaria da sua parte, e também menos estragos infligiria ao brilho da sua reputação...
       Diga-me uma coisa se puder. Por quê, após nos termos isolado um do outro, que foi uma decisão unicamente sua, tenho sido negligenciada e esquecida por você, a ponto de não ter nem uma palavra sua quando você não está aqui para me dar forças, nem o consolo de uma carta na sua ausência?
       Imploro, então, que ouça o que peço - verá que é um pequeno favor que pode facilmente conceder-me. Enquanto me é negada a sua presença, dê-me pelo menos através das suas palavras - das quais você tem o suficiente e mais - alguma doce lembrança de si mesmo...
       Em nome de Deus a quem você se dedicou unicamente, imploro-lhe que restaure a sua presença para mim da maneira que puder, escrevendo alguma palavra de consolo, para que nela, pelo menos, eu possa encontrar maior força e disposição para servir a Deus... Imploro que pense no que me deve, dê ouvidos
às minhas súplicas, e terminarei uma longa carta com um breve final: adeus, meu único amor.

CARTAS INSPIRATIVAS, Compiladas e Editadas por Ben Alex



(Muita força! Mas demasiado doloroso!...
Leia mais em LEITURAS PARA A VIDA:  Sexo - Uma encruzilhada - 08.03.2011)