sexta-feira, 9 de julho de 2010

CRIADOS PARA O RELACIONAMENTO



«E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança... e criou Deus o homem à Sua imagem: à imagem de Deus os criou; macho e fêmea os criou.» Génesis 1:26,27.

        Muitas são as possíveis leituras suportadas por esta afirmação bíblica. O humano é a imagem e semelhança de Deus porque é belo, porque é inteligente, porque é agente moral livre, porque é criador, porque é plural - o humano é plural - macho e fêmea, tal como o Divino é plural - Pai, Filho e Espírito Santo.

        Este plural implica outra característica de Deus - o ser relacional. A Divindade vive em relação entre Si e nessa relação os Seus membros são Um. Mais, essa relação é Criadora, trazendo à existência mundos e seres para com Eles se relacionar. Deus vive em relação com os seres que criou. Criou-nos para a relação com Ele e uns com os outros.

        Deus mostra isso muito bem na ordem da Criação. O primeiro dia completo da existência humana é um Sábado - um dia sem trabalho. Dia de repouso para uma fadiga que ainda não existia, um dia sem actividades promotoras de sustento. O Sábado é um dia para nutrir os relacionamentos com Deus, a Fonte da Vida e com o outro semelhante. A Fonte da Vida é relacional e não nutricional. O Homem deve cuidar da sua dimensão espiritual e afectiva antes da física e material.

        Esta dimensão relacional - vertical, horizontal e intra-pessoal - não é opcional, é vital. No dizer de Mark W. Baker, «tal como necessitamos de um espelho para reflectir a nossa imagem física, para nos dar a sensação do nosso aspecto físico, precisamos que os outros nos estimulem emocionalmente para termos a sensação de quem somos em termos psicológicos. Aquilo que somos é profundamente influenciado pelas nossas relações com os outros. Precisamos deles para sermos saudáveis. Tentarmos viver uma vida isolada seria violarmos a nossa própria natureza; mas reconhecer a nossa dependência fundamental de alguém exterior a nós próprios, é a unica maneira de a realizarmos.»

        Talvez o desenvolvimento, cada vez mais vasto, de enfermidades do foro psíquico se deva ao facto de nos contentarmos com a mediocridade a nível relacional. Os nossos sentimentos são cada vez mais pobres, superficiais e insatisfatórios, por isso somos cada vez mais imaturos, vazios e alienados da nossa realidade de seres criados à imagem e semelhança de Deus.

        Hoje, não fuja de Deus, nem de si próprio, nem do(s) outro(s). O sentido da sua existência e o segredo da sua felicidade, estão neste tríplice encontro.


Hortelinda Gal - Directora da  ASSOCIAÇÃO FAMÍLIA AMIGA


A ASSOCIAÇÃO FAMÍLIA AMIGA é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social)

- Desenvolve atendimento personalizado nas áreas:

1. Avaliação psicológica de crianças e jovens.
2. Aconselhamento individual e familiar.
3. Aconselhamento jurídico na área da Família.

- Promove encontros de pais com vista à promoção das competências parentais.
- Acções culturais para a Família.

O Gabinete de Atendimento à Família o que é?

* É um espaço aberto de apoio à Família na resolução dos seus problemas.
* É um espaço de informação sobre serviços de apoio à resolução de problemas do dia-a-dia - conflitos conjugais, violência doméstica, consumo de substâncias tóxicas, regulação do poder parental, etc...

Objectivos do Gabinete:

* Ser um interlocutor das famílias procurando ajudá-las a superar as suas dificuldades psicossociais.
* Intervir na interacção conjugal e parental com vista à promoção de relações saudáveis.

O que temos para oferecer?

* Espaço de conversa e partilha
* Aconselhamento
* Apoio Psicológico
* Avaliação Psicológica
* Orientação Vocacional
* Apoio Jurídico na área de intervenção da Associação
* Encaminhamento para outros serviços.

Como Funcionamos?

Prestamos:
- Atendimento Individual
- Atendimento à Família

Como pode contactar-nos:

Avenida Almirante Reis nº 219 - C/V Direita, 1000-049, Lisboa
Telefones:   218454230  /  969785100
E-mail:  associacaofamiliaamiga@clix.pt