sexta-feira, 30 de julho de 2010

A ANSIEDADE


«Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?» Mateus 6:25.

       Encontrava-me no escritório da Escola, na Missão de Munguluni, em Moçambique. Apercebi-me de alguém que estava à porta, querendo falar comigo. Era o Molesse, um aluno, que se mostrava muito angustiado. Estava com um problema que não conseguia resolver. Depois de o ouvir, tranquilizei-o, dizendo-lhe que eu tomaria o caso à minha responsabilidade e que o seu problema se resolveria. Agradeceu-me e saiu.
       Ouvi cantar. Saí para ver quem cantava. Era o Molesse que cantava despreocupadamente. Toda a sua ansiedade tinha desaparecido.

       Ansiedade é um estado desagradável, exprimindo a expectativa de um perigo que se apresenta impreciso e indefinido e perante o qual o indivíduo se sente indefeso. Além da tensão difusa que a caracteriza, a vivência da ansiedade acompanha-se muitas vezes de reacções somáticas. (Sintomas físicos).
       Não importa se se é rico ou pobre, culto ou inculto, nobre ou plebeu, para sofrer de desânimo e adquirir consequências muito graves. No ambiente em que o cristão está inserido, a ansiedade tem um grande poder que o enfraquece, no que respeita ao seu estado psíquico, físico e espiritual, tornando-o permeável e, como consequência, menos resistente na luta diária que tem de travar. É por isso que encontramos tanta gente desanimada, e a sofrer de doenças mentais, ligeiras ou mesmo graves.
       O apóstolo Pedro aconselha-nos: «Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós» (I Pedro 5:7). Deus conhece o dia de amanhã, e é Ele que nos convida a não andarmos ansiosos, deprimidos, stressados, nem perplexos.
       Tem um grave problema com o seu filho ou filha, algo que o angustia? O seu marido ou esposa tem uma doença? Está à espera de um exame clínico e pressagia um resultado desfavorável? Não tem confiança no dia de amanhã? Está desempregado ou desempregada? Lembre-se que Jesus o (a) pode acalmar dando-lhe plena confiança. Lembre-se que o dia de amanhã ainda não está criado. Ele ainda não existe. Só Deus é que tem nas Suas mãos o dia de amanhã. Vá, usando toda a certeza, em oração a Deus, e entregue nas Suas mãos todas as suas angústias. Em Cristo está a solução.
       Diz Jesus aos angustiados modernos: «Não andeis cuidadosos (ansiosos).» Leia muitas vezes esse conselho dado por Jesus, até acreditar nele. Não se deixe abater pelas dificuldades que o diabo põe no seu caminho. Jesus sabe o que está a dizer e porque o está a dizer. Ele tem nas Suas mãos todas as soluções.

Se hoje, prezado leitor, está deprimido, angustiado, lembre-se de que Jesus lhe está a dizer: «Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida... Decerto o vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas.» (Mateus 6:25, 32).

José Albino F. Vieira


SEM STRESS - Novo Estilo de Vida
Publicadora SerVir, S.A.
Rua da Serra, 1 - Sabugo
2715-398 Almargem do Bispo - Sintra - Portugal
Telef.: 219 626 200 - Fax: 219 626 202