segunda-feira, 1 de junho de 2015

R-e-f-l-e-x-õ-e-s  Para  J-u-v-e-n-i-s


ViVeR Em PaZ

Tende paz com todos os homens.
Romanos 12:18.
Durante a 2ª Guerra Mundial, pouco depois da invasão da Itália pelos Aliados, exigiu-se que as famílias italianas hospedassem os soldados invasores. Assim, aconteceu que um soldado americano foi designado para ficar na casa de um fazendeiro italiano.
O fazendeiro era mais pobre do que qualquer pessoa que o americano conhecia. A casa nem de longe podia ser comparada com seu lar confortável nos Estados Unidos. Não tinha carpete sobre o chão duro. Os únicos móveis eram uma mesa rústica e bancos. Não havia uma colorida toalha de mesa nem cortinas com drapeados.
Tão-pouco havia rádio, equipamento de som ou televisão para o entretenimento. Ele passava os serões com a família e seus amigos, simplesmente conversando, contando histórias do presente e do passado.
Certa noite, o americano estava sentado com os donos da casa no quintal, sob as videiras. Observavam a lua crescente surgir acima do monte Vesúvio. Uma alta coluna de fumaça erguia-se do vulcão, e uma corrente de lava vermelha derretida fluía por suas escuras encostas.
"Que majestoso! Que lindo!" refletia o soldado. Os outros deviam estar pensando a mesma coisa, pois todos estavam quietos. Finalmente o soldado falou:
- Tudo é tão pacífico aqui! Ninguém diria que há uma guerra em andamento.
- É uma guerra sem sentido - comentou alguém. - Ódio demais, mortandade demais.
- A guerra transforma pessoas decentes em monstros - disse outro. - Irmão luta contra irmão. Que desperdício!
O grupo ficou silencioso outra vez, cada um com seus pensamentos, desfrutando a tranquilidade do momento. De repente, o silêncio da noite foi quebrado pelo rugir de 50 aviões americanos cortando o céu, a caminho de sua missão destruidora.
Depois de passado o som ensurdecedor, o velho pai italiano falou mansamente:
- Aprendemos a nadar como os peixes do mar; aprendemos a voar como as aves do céu, mas ainda não aprendemos a caminhar sobre a terra em paz com nossos semelhantes!
"Mantendo a Amizade - Neste mês aprenderemos a viver em paz uns com os outros. Se queremos conservar nossos amigos, precisamos aprender a lidar com os conflitos."

Recado Amigo de Dorothy Eaton Watts in Inspiração Juvenil Amigo é Pra Essas Coisas,
1 de junho de 1998.

Má EsCoLhA

Porém seu pai e sua mãe, lhe disseram: Não há porventura mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Juízes 14:3, Bíblia Almeida Antiga.
Em Juízes 14 a 16 está a história triste de um homem, que Deus chamou para uma tarefa especial: Ser o guia-libertador do povo de Israel. Deus deu-lhe força física. Era nazireu e nunca cortara o cabelo. Desde pequeno desenvolveu um físico forte e atraente. Seus músculos dos braços e das pernas eram rígidos e salientes, pois era um moço separado para uma missão especial.
Sansão, porém, fugiu do propósito de Deus escolhendo um outro caminho bem diferente. Desceu a colina e foi lá abaixo à cidade chamada Timna. Lá conheceu uma bela jovem, porém vulgar. Gostou dela, e ela cativou sua afeição, mas como uma armadilha; não era amor puro e sincero. Os pais o aconselharam:
- Mas Sansão, não há moças aqui no nosso meio? Uma moça cristã para você namorar? Você precisa justamente de ir buscar uma moça daqueles incircuncisos?
Oh! O moço Sansão não gostou do que os pais disseram. Eles estavam vendo o futuro, previam as consequências de tal escolha. Nada, porém, pôde demover o rapaz de tomar uma esposa pagã.
"Ela agrada ao meus olhos" - disse ele.
Será que somente devemos ser guiados pela aparência, pelas sensações visuais para escolher amigos ou namorados? Sem dúvida alguma, é preciso examinar mais profundamente e descobrir outros requisitos.
É sempre bom ouvir os pais e os mais velhos. Quantos jovens têm escolhido mal, por não ouvirem os conselhos dos que têm mais experiência de vida. Quantas lágrimas e tragédias poder-se-iam evitar, se os jovens dessem ouvidos aos conselhos de sábios cristãos.
Sansão fugiu do propósito de Deus para sua vida. No final, antes de morrer, estava cego, fisicamente ferido e machucado espiritualmente; foi quando se lembrou de orar a Deus. E sabe, em sua última oração desesperadora, por ter sido traído pela mulher que amou, por estar sendo humilhado e judiado, clamou a Deus e Ele respondeu sua oração. Com certeza, naquele dia Deus perdoou também os seus pecados.

Querido juvenil, procure escolher de acordo com a vontade de Deus. Ouça os mais velhos e experientes conselheiros cristãos, e tenho a certeza que será mais feliz!

Recado Amigo da professora Ofélia Wichert Moróz in Inspiração Juvenil Saudades do Lar, 1 de junho de 1995.

VoCê é De MuITo AuXíLiO

Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bilade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, e consolá-lo.
Jó 2:11.
Depois de você ter mandado pelos ares algum projeto, já teve algum amigo que viesse e dissesse algo como: "Tenha mais sorte na próxima vez" ou "O que você esperava?" Essa pessoa pode ter ótimas intenções, mas não é de mais auxílio que uma terceira perna. A última coisa que você necessita é de alguém dizer-lhe o que você fez de errado. Você sabe disto. E todas as boas intenções do mundo não mudarão o fato de que você estaria muito melhor sem o "auxílio" deles.
Conta-se uma fábula de um cervo que não se sentia muito bem. Ele estava deitado sobre uma grama verdejante à sombra de um bosque. Ali ele tinha bom alimento por perto e seria capaz de comer sem muito esforço.
Os animais da floresta amavam o belo cervo por causa de sua natureza calma e gentil. "Ele tende a ficar solitário", disseram eles entre si. "Vamos visitá-lo, um por um, e consolá-lo."
Assim cada visitante teve a sua vez de ir ver o cervo. Nenhum deles pôde resistir à tentação de dar algumas mordidas no verde gramado. Logo, nada foi deixado para o cervo enfermo! Ele teve de levantar-se e sair à caça de alimento a fim de sobreviver. Seus amigos o haviam consolado, mas tinham também irrefletidamente roubado sua fonte de alimento.
Jó, na Bíblia, teve o mesmo tipo de amigos. Oh, eles não vieram e devoraram seu alimento, mas foram juntos e começaram a pregar para ele. Disseram-lhe que ele deveria ter praticado o mal, caso contrário, todas estas coisas não lhe teriam sobrevindo! A esta altura uma pessoa com menos paciência do que Jó provavelmente teria posto esses três indivíduos para fora da porta.
Há alguma pessoa bem-intencionada, porém irrefletida "Elifaz" ou "Bildade" ou "Zofar" em sua vida? Alguém que está sempre lhe dizendo coisas que (segundo eles) são para seu próprio bem? Ou você impensadamente faz o papel de alguém que começa com ótimas intenções e se enrosca fazendo as coisas errado?
Anote uma vez em que você, realmente, disse a coisa ou a palavra errada para a pessoa errada no momento errado. Como se sentiu depois? Porquê?
Agora escreva uma vez que você foi realmente capaz de oferecer algum auxílio a um amigo perturbado. Como se sentiu depois? Porquê?

Recado Amigo da professora, escritora, oradora, Colleen L. Reece in Inspiração Juvenil Sonhando com a Vida, 1 de junho de 1991.

ViVeR NuM CíRcUlO

Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom.
III João 11.
Muitas vezes, nos trópicos, vimos longas filas de formigas, muitas delas lado a lado, seguindo umas às outras. Observando especialmente uma grande procissão delas, num caminho da floresta, resolvi interromper seu perfeito jogo de "siga-o-chefe". Com meus pés, matei logo uns sete centímetros da coluna. No mesmo instante, as formigas que vinham atrás entraram em pânico, ficaram confusas. Desesperadamente disparavam para várias direções. A maioria delas voltava para encontrar as que se aproximavam. Isto ocasionava colisões entre elas, num caminho de uma só mão - nenhuma sabia o que fazer. Todas estavam confusas. Depois de longo tempo, uma mais corajosa aventurou-se a ir só na direção daquelas que se foram.
Você não precisa confundir-se ao enfrentar os problemas da vida, se estiver seguindo uma orientação segura. A Bíblia indica o caminho. E em livros inspirados como Mensagens aos Jovens, de Ellen White, Deus lhe dá todas as respostas às perplexas decisões a tomar na vida. Você encontrará uma placa indicativa: "Este é o caminho", para cada problema. Você, porém, tem de despender tempo para encontrar a resposta e tempo para ouvir e falar com Deus. Mas assim você sabe que está no caminho certo.
Não seja como a procissão das larvas de lagartixa, que seguem uma junto da outra numa rota ou procissão. Um dia o Dr Fabre encontrou-as quase circundando um vaso de pedra no seu jardim. Ele apanhou algumas larvas e, com elas, completou o círculo preenchendo o intervalo que havia, completando assim a volta. Essas larvinhas tolas gastaram o dia todo andando ao redor do vaso, num círculo contínuo.
Antes de se rir desses insetos que nada realizavam a não ser andar cegamente umas após as outras, pense em você mesmo. É muito provável que você tenha feito a mesma coisa devido à ideia comum que "todo o mundo faz isto". Esquecendo-se de glorificar a Deus, com nenhum outro propósito senão ser aceito pelos seus amigos, você tem feito o que os outros fazem porque você receia sair da fila, receia ser diferente, receia ficar deslocado, não é isso?
Abandone o seu viver num círculo, e despenda tempo para seguir as instruções claramente apresentadas na Bíblia e nos livros inspirados do Espírito de Profecia.
Recado Amigo do casal missionário Eileen e Jay Lantry in Inspiração Juvenil, Pare e Espere por Jesus, 1 de junho de 1988.

(Todos os livros são da Casa Publicadora Brasileira, São Paulo)

A Tua Lei - Bíblia Sagrada, Êxodo 20