terça-feira, 7 de abril de 2015

Saúde Mental


CURA DE UM HOMEM COM ESPÍRITOS MAUS

Texto Bíblico - Marcos 5:1-20.
(Também se pode ler em Mateus 8:28-34; Lucas 8:26-39)


Jesus e os Seus discípulos chegaram à outra margem do lago, na região de Gerasa. Logo que Jesus saiu do barco, um homem possuído dum espírito mau foi ao Seu encontro. Vivia nos sepulcros e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes. Já muitas vezes o tinham apanhado e ligado com cadeias de ferro nos pés e nas mãos, mas ele rebentava tudo e ninguém conseguia dominá-lo. Dia e noite gritava nos montes e por entre os túmulos, ferindo-se com pedras. Mal viu Jesus ao longe, correu para Ele, pôs-se de joelhos aos Seus pés, e disse-Lhe aos gritos: "Que queres Tu de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-Te por Deus que não me atormentes!" Ele disse isto, porque Jesus lhe havia ordenado: "Espírito mau, sai deste homem!"
Jesus perguntou-lhe: "Como te chamas?" E ele respondeu: "Chamo-me Multidão, porque somos muitos." E pedia insistentemente a Jesus: "Não nos expulses desta região."


Ora andava ali perto, a pastar no monte, uma grande quantidade de porcos. E os espíritos maus pediram a Jesus: "Manda-nos passar para aqueles porcos." Jesus consentiu, e os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos, que eram quase dois mil.
Puseram-se todos a correr pelo monte abaixo até ao lago, e lá se afogaram. Os homens que andavam a guardar os porcos fugiram e foram à cidade e aos arredores contar o que se tinha passado. Muitos foram ter com Jesus, e viram o homem que tinha estado possuído dos espíritos maus, já sentado, vestido e em perfeito juízo. Ao verem isto, ficaram assustados. Então os que tinham assistido a tudo, contaram o que acontecera ao homem e aos porcos e pediram a Jesus que Se fosse embora dali.
Quando Jesus ia a entrar no barco, o homem que foi curado pediu-lhe muito que o deixasse ir com Ele. Mas Jesus disse: "Não, vai mas é para tua casa e conta lá o que o Senhor te fez e como teve pena de ti!" O homem foi, e pôs-se a contar na região das Dez Cidades tudo aquilo que Jesus lhe tinha feito. E toda aquela gente ficou espantada. Marcos 5:1-20.



O vento açoita com rajadas de chuva os flancos do barranco, e as furiosas ondas estrondam contra as rochas. A luz dos relâmpagos dá um aspecto sinistro às tumbas escavadas junto à borda do precipício. O homem sente frio. Está ferido. Naquela caverna, que a julgar pelos ossos que contém deve ter servido de fossa comum, sente mais do que nunca a sua solidão e desespero.
Como chegou até ali? É uma longa história... Uma queda após outra, o vício, o descontrolo e, depois, a expulsão. Sua família tentara em vão, resgatá-lo do abismo. Sente nojo de si próprio, desespero; e, por fim, a loucura. Está escravizado, cativo dos demónios. Anela libertar-se, mas é-lhe impossível. Acha-se condenado a essa morte em vida.
O rugido da tormenta espanta-o: e se morrer nessa mesma noite? Pressente que a sua tormenta interior é a maior, a que pode destruí-lo. Mas um pensamento cruza de repente a sua mente como o fulgor de um relâmpago; penetra até o mais íntimo do seu ser e impõe-se nele como uma necessidade, com uma força e clareza que não deixa margem a dúvidas:
"Quero mudar, não desejo continuar assim; quero ser diferente, quero estar em paz com Deus, comigo e com os demais; quero ser puro, quero ser bom, quero ser livre!" E o gadareno, num êxtase cuja formidável tensão se exterioriza num incontrolável soluço e numa torrente de lágrimas, fica invadido por um sentimento alvoroçado de ânsias de liberdade, de saúde, de pureza, de bondade, de amor e de beleza.

Um dia na praia e junto ao caminho que passa por detrás daquele mesmo cemitério, ouve dizer a uns pescadores que em Cafarnaum, um tal Jesus, chamado Cristo por alguns, dá vista aos cegos, cura os enfermos, limpa os leprosos e até liberta os endemoninhados.
Amanhece. E que sucede?... Repentinamente o vento deixa de soprar. Cessa a chuva. As nuvens dissipam-se e sobre o tranquilo lago reflecte-se a silhueta de um pequeno barco a aproximar-se.
O gadareno pensa: "Se esse barco me trouxesse a paz que tanto anelo!" Os gritos desesperados de outro desventurado companheiro de infortúnios interrompem a sua reflexão. O seu corpo despido treme de frio, as feridas dos braços e punhos sangram-lhe. Uma caveira de órbitas vazias sorri-lhe um sorriso de morte, e um grito de horror desgarra-se-lhe da garganta. Como ele está perdido! Essas tumbas são o seu mundo. Está prisioneiro, dele mesmo, e não tem possibilidade de escapar. Sua agonia prolongar-se-á um dia mais?... O barco aproxima-se. Ele não deixa de contemplá-lo.
E nisto, um homem salta à praia, encara-o e vem até ele. É Jesus! O mesmo que lhe descreveram os pescadores! E pergunta-se a si mesmo: "Mas poderá, ou desejará, fazer algo por mim?"


Então o gadareno corre até Jesus e ajoelha-se a Seus pés
(Marcos 5:6). Os discípulos sentem medo. Temem que os despedace essa fera com aspecto humano, e fogem aterrorizados. O homem, prostrado no solo, não se atreve a levantar os olhos. E sem querer, contra a sua vontade, sai da sua garganta um grito estranho, tremendo, contraditório: "Que tenho eu Contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-Te por Deus que não me atormentes!" (Marcos 5:7).
Mas Jesus não foge. Ele, que havia criado o homem à Sua imagem e semelhança, não retrocede nem um passo sequer daquele homem que tanto se desviara da imagem do seu Criador.
Apesar das palavras de recusa do endemoninhado, Cristo quer entrar em contacto com ele, e pergunta-lhe: "Qual é o teu nome?" As palavras de Cristo penetram como um raio de esperança na mente do desafortunado, e ele sente que está perante Alguém, que pode salvá-lo.
Seus lábios abrem-se para implorar misericórdia, mas deles sai um rugido assustador: "Legião é o meu nome, porque somos muitos" (Marcos 5:9). E por que "legião"? A "legião" romana é formada por 6.700 homens: 6.000 infantes e 700 cavaleiros. A Palestina acha-se ocupada e dominada pelas legiões romanas. Esta jactância demoníaca significa subjugação e domínio total por um poder exterior.
Cristo não escuta as palavras involuntárias do gadareno. Sabe que este homem necessita da Sua ajuda e não a nega. Com voz serena, mas cheia de autoridade, diz ao espírito mau: "Sai deste homem, espírito imundo" (Marcos 5:8).


Cristo não nos trata como merecemos ou como somos, mas como podemos chegar a ser, pelo Seu poder. Cristo revelou-nos a incrível misericórdia de um Deus que "dá vida aos mortos, e chama as coisas que não são como se fossem" (Romanos 4:17), de um Deus que nos ama não importa quão baixo tenhamos caído!
Um novo dia brilha na alma do gadareno. E enquanto corre até aos seus para contar-lhes quão grandes coisas Deus fez com Ele, a luz do sol nascente brilha sobre o mar e a terra como uma bênção de paz.

Prezado leitor, os casos de pessoas possuídas, em diversos graus, por um espírito demoníaco são muito mais frequentes do que a maioria das pessoas está disposta a aceitar. Hoje é tão fácil como então - e talvez até mais - estar possuído pelos espíritos imundos: do alcoolismo, do vício de drogas, da luxúria, da violência, do egoísmo, da soberba, da vida fácil, da crítica, da inveja, da hipocrisia, da glutonaria, da preguiça, da avareza, da cobardia, ou da indiferença. Sim! O mal não existe em Deus mas no Seu opositor!
Espíritos imundos que nos arrastam até aos lugares solitários, ou aos concorridos; espíritos de demónios que nos acorrentam e arrastam à beira do precipício da tumba. Espíritos satânicos que nunca andam sós, mas que juntos procuram dominar-nos. São legiões infernais que tentam afundar-nos na desgraça e desespero.
Mas Cristo - hoje como antes - conhece nossas lutas, escuta nosso pranto, e só espera que O chamemos para acudir ao nosso encontro, à nossa própria Gadara, a oferecer-nos a Sua graça e a livrar-nos do mal.
Quando os poderes do mal nos aprisionam, o pecado escraviza-nos e destrói a nossa paz. Lutamos então com todas as nossas forças até que, derrotados sucessivas vezes..., perdemos a esperança e estamos a ponto de perecer.
Se confiamos em nós mesmos seremos tão impotentes como o mísero gadareno... Mas não desanimemos! Há Alguém que pode ajudar-nos: o mesmo que acalmou a tempestade e devolveu a paz àquela alma atribulada, pode conceder calma e paz a todo o que O busca.

Amigo leitor: por mais desesperada que pareça a sua situação, se recorrer a Jesus achará descanso para a sua mente, para a sua vida. Jesus Cristo o chama quando diz: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei". (Mateus 11:28).
Confie em Jesus Cristo! Se recorrer a Ele para que o salve, não o fará em vão: "O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37). Ele repreende com tristeza os seus desvarios, mas nunca deixará de lhe dar a ajuda de que necessita. O seu caso - embora assim o pareça - nunca será mais desesperado do que o do gadareno! E Jesus venceu! Como se esperaria.
Ninguém necessita de ser 'bom' para que Jesus lhe conceda a Sua graça: o que necessita é da Sua graça para ser 'bom'. O poder que libertou o gadareno das forças que o escravizaram e fez dele um homem novo, está agora mesmo à sua disposição para livrá-lo de todas as escravidões e fazer de si uma nova pessoa.
Para seu próprio bem, aceite de todo o coração a Cristo como seu Salvador pessoal, e creia, começará para si uma nova vida. A graça de Deus é também para si e os seus!

Prof Dr Roberto Badenas, Facultad Adventista de Teología (veja em Profesorado, Link 3I), in Sinais dos Tempos, nº 20, 1987.

Aprender a Confiar (em Yahweh - Jesus)


Experiência pessoal:
Creio plenamente em tudo isto e em como muitos dos doentes mentais, ainda hoje, têm problemas também deste género. Ouço algumas vezes no meu consultório histórias incríveis, assustadoras, e as pessoas completamente perdidas, já tendo recorrido a 'tudo e todos', sem solução. Mesmo os médicos especialistas não sabem por vezes o que fazer a não ser continuar a receitar e experimentar mais medicação, conforme eu própria percebi quando numa Formação fiz uma pergunta ao Professor sobre estes casos descritos na Bíblia. Ele movimentou-se... mas não houve resposta. Repeti a pergunta mais alto e com toda a delicadeza mas a atitude foi idêntica, pelo que logo desisti, me sentei, percebendo que estava a incomodar.

Esqueci-me que a Medicina não usa métodos espirituais... E por outro lado, há muita gente interesseira, que se aproveita disso. E quantas pessoas, algumas bem pobres, gastam tanto dinheiro, escusadamente. Quando a solução é bem simples, e não tem preço! Deus oferece-nos tudo o que precisamos "de graça", e só pede o nosso coração! Onde se vê algo assim?!!!
Mas as pessoas continuam a sofrer dos seus problemas e alguns horríveis, que eu ouço e acredito plenamente. Há alucinações e alucinações!... Dizem que veem vultos a caminhar pela casa, parados ao pé de si, acreditam que são pessoas de família que já morreram que querem falar com elas (que arrepios isto me dá!!!...); que ouvem vozes, sentem coisas, etc, etc.
Que pena as pessoas não conhecerem verdadeiramente a Palavra de Deus, pois desse modo podiam defender-se e acabar com estes problemas. Que pena não saberem, LEREM com os seus próprios olhos, que os mortos estão na sepultura a aguardar a Ressurreição e o Juízo Final. Então? 'Andam' para baixo, para cima, para baixo, para cima?... Que é isto?... Quem aparece são espíritos maus, a fazer-se passar por essas pessoas falecidas. Eles só querem fazer mal, incomodar, tirar a paz... e tiram, com toda a certeza, a quem não sabe o que está escrito na Bíblia, a Carta que Deus nos deixou para nossa orientação.



Muito resumidamente, já tive uma experiência horrível (mas que vejo agora quanto me ajudou em conhecimento prático) quando quis auxiliar uma utente de quase 70 anos, no outro centro de saúde onde trabalhei, e bem vi o horror que está por detrás disto. E como me envolvi muito nessa ajuda, querendo até trazer a doente uns dias para minha casa (depois dela ter passado por vários especialistas, sem resultados) os demónios vieram atacar-me também a mim de várias maneiras, e até 'sobrou' para a minha família que embora eu os quisesse poupar e tratar do caso sozinha, ainda assim, houve duas alturas em que eles tiveram de me ajudar - orar muito em meu favor.
Lembro-me daquela vez, a pior, em que a minha filha apenas com os seus 18 anitos, uma querida, tão espiritual, ajoelhada ao meu lado na beira da cama, orava alto, orava a Deus fervorosamente, e eu já só chorava porque o problema estava a ser demais, a passar os limites... e como humana que sou, nessa tarde realmente fui-me abaixo apesar da grande força e coragem que Deus me estava a dar.
Então o Senhor, MARAVILHOSO, que não abandona os Seus filhos e estava ali presente connosco, sim, embora não O víssemos, ofereceu-me um miminho para ultrapassar a grande angústia. De repente, o telefone do quarto tocou, e quem era? A última pessoa que eu imaginaria... Mas a única com quem eu sentia desejo de falar sobre este horrível problema que nunca tinha tido e me estava a atingir. Foi uma alegria indescritível quando a minha filha me disse que era um certo Pastor, a tal pessoa com quem eu queria falar mas vivia lá tão longe, e eu ainda tinha tão pouco à vontade com ele, que nem me atrevia a ligar-lhe. Como pôde isso acontecer?... Extraordinário!
Bem, isso foi o suficiente para me trazer de novo 'para cima', para me dar novo alento, nova coragem e continuar lutando com as verdadeiras armas para estes problemas: a Oração, a Leitura da Palavra de Deus e de outros bons livros nela baseados, (e pôr em prática os seus ensinos, naturalmente...) e a Meditação nessas leituras, como dizia num anterior vídeo, um verdadeiro 'Enoque' de hoje - Pr. Alejandro Bullón. Admiro-o muito!
Conto ainda outro horrível episódio, na Ilha da Madeira, onde fui acompanhar o meu marido. Acordei a meio da noite e já não conseguia adormecer a ouvir constantemente batidas no teto, ora aqui, ora acolá, enfim... percebi de imediato o que era a 'brincadeira'. Acordei o meu marido e pedi-lhe que orasse também comigo. Ajoelhámo-nos na beira da cama e pedimos ao Senhor a Sua proteção e a expulsão daqueles seres demoníacos. Acreditem ou não... houve um barulho enorme e as portas da varanda que estavam fechadas, abriram-se de par em par e toda a corja maligna saiu desatinada. Que horror!!! Desculpem a expressão: Que nojo!!!

Mas também quero agora dizer que a ajuda à utente concretizou-se de alguma forma (saí de lá pouco depois, não por causa dela, nunca!, mas por um presente que Deus me ofereceu: um lugar noutro centro de saúde bem perto de minha casa, e sem eu ter feito, ou pensado, alguma coisa para que isso acontecesse!), pois a senhora, de sempre deitada ou recostada num cadeirão sem fazer nada, só lamentando-se e queixando-se e chorando... passou a fazer a sua vida normal, indo até visitar-me ao novo centro de saúde e a minha casa, ainda bastante longe, e sozinha, em transportes públicos. Um verdadeiro milagre. Graças a Deus!
E também tudo passou comigo, tendo eu podido pessoalmente constatar, que afinal há cura para estes casos 'especiais' (espirituais, sem dúvida). Mas SÓ se a pessoa quiser, se COLABORAR, e melhor ainda se tiver a ajuda da família. Nem precisaria de mais ninguém! Basta estar com Deus, ligar-se fortemente a Ele! E seguir os tais passos já referidos. Porque o miserável desse satanás e a sua detestável comitiva vão mesmo se afastar! Eles não suportam estar ao pé de Deus e de quem está com Ele!
Ainda sobre um comentário de Ellen White a que não resisto (inspirado por Deus), e me espanta e até dá pena... porque afinal esse monstro podia viver para sempre numa posição tão linda! Enfim... Como é que ele, ex-Lúcifer, o anjo mais inteligente do Céu, o principal das hostes angelicais até ser expulso, que sabe que, se se arrependesse - até ao sacrifício de Cristo no Calvário - ainda poderia ser perdoado (quão extraordinário e incompreensível é o Amor de Deus!!!), não se arrependeu?! Não mostra bem como é realmente o ser mais Orgulhoso do Universo e também o MAIS ESTÚPIDO!!!...

Coloco aqui este vídeo, muito impressionante, mas que deve ser visto para se compreender ainda melhor o que está por detrás de nós, invisível aos nossos olhos, e para fugirmos dessas coisas que cada vez estão mais disseminadas e camufladas de várias formas... E tanto mal vão fazer de várias maneiras...
Penso nas Crianças e Jovens, vítimas mais vulneráveis...
Nos "Harry Potter", as magias..., filmes, novelas, Nova Era e misticismos, na sexualidade 'moderna', nas drogas, álcool, etc, etc, onde satanás está bem presente e 'feliz da vida'...

Ajudêmo-nos a nós mesmos e aos nossos queridos, e poupemos os médicos, que coitados, não têm culpa... e veem-se em sérias dificuldades como puderam compreender.
Edite Esteves.



"É necessário passar muito tempo em oração particular, em íntima comunhão com Deus. Só assim se podem obter vitórias. A eterna vigilância é o preço da segurança."

"O que professa ser seguidor de Cristo tem de se vigiar a si mesmo, conservando-se puro e incontaminado em pensamento, palavra e ação. A sua influência sobre os outros deve ser de molde a elevar. A sua vida deve refletir os brilhantes raios do Sol da Justiça."

"Precisamos de ser guiados pela genuína teologia e pelo bom senso. A nossa mente precisa de estar rodeada pela atmosfera do Céu!"

"A capacidade de discernir entre o que é reto e o que não o é, podemos possuí-la unicamente pela confiança individual em Deus. Cada um deve aprender por si, com auxílio dEle, mediante a Sua Palavra. A nossa capacidade de raciocinar foi-nos dada para que a usássemos, e Deus quer que seja exercitada." (E. G. White, Educação, p. 231).


Estimado amigo e visitante, se precisar de ajuda espiritual ou se, melhor ainda para prevenir, quiser estudar a Palavra de Deus, dirija-se a alguma Igreja Adventista do 7ª Dia, e lá pode aprender muito sobre muitos assuntos, todos os que desejar, e sempre baseados na Bíblia, o Livro de Instruções que Ele nos deixou para sabermos como viver neste mundo, de modo a podermos estar um dia no outro vindouro. E não paga nada por isso! Será muito bem recebido.

Pode ir ao Link 1R ou aqui - http://adventistas.org.pt/igrejas