domingo, 4 de janeiro de 2015


A HISTÓRIA DE WEIMAR INSTITUTE  -  NEWSTART  E  ELLEN G. WHITE

Situada nos contrafortes da cordilheira de Sierra Nevada, Weimar é uma pequena aldeia - pouco maior do que um alargamento na estrada - deitada transversalmente à Estrada Interestadual 80 da Califórnia, no sentido de Sacramento a Reno. Aninhada numa floresta de pinheiros, a 730 metros acima do nível do mar, é abençoada com sol e ar fresco em abundância, abaixo do limite das neves perpétuas e acima da neblina do vale.


Aqui, no "lugar perfeito", há um arrojado projeto de tratamento e educação da saúde. Em 1977, um grupo de médicos e educadores iniciaram tal projeto, inaugurando uma entidade educacional e de saúde a partir do modelo mundialmente famoso, o Sanatório e Colégio Battle Creek, de Michigan, apenas com algum destaque adicional. Denominando o projeto de Instituto Weimar, essas pessoas de visão estavam tornando um sonho em realidade: estava criado o Centro de Estilo de Vida NEWSTART.


- Veja em NEWSTART Lifestyle Program - Links 4LS -
http://newstart.com/#sthash.ihYjdzXJ.dpbs


O nome N E W S T A R T é uma espécie de sigla em idioma inglês, criado por um dos mais antigos hóspedes de Weimar. Refere-se aos 8 elementos básicos indispensáveis da vida e que são o fundamento da filosofia de saúde do Instituto Weimar:

N - Nutrition = Nutrição; E - Exercise = Exercício Físico; W - Water = Água; S - Sunlight = Luz do Sol; T - Temperance = Auto-controle; A - Air = Ar; R - Rest = Descanso; T - Trust = Confiança, Fé.

Estes elementos indispensáveis à manutenção de uma boa saúde, apropriadamente utilizados e integrados, também se tornam AGENTES DE CURA quando aplicados aos doentes.
O programa de Estilo de Vida do NEWSTART é realmente uma recuperação contemporânea dos princípios de um movimento de saúde que floresceu no século 19 quando a prática da medicina era mais empírica que racional. Rebelando-se contra os imitadores populares da prática racional, vários médicos iniciaram uma revolução médica chamada "Reforma da Saúde". John Harvey Kellogg foi provavelmente o mais brilhante e o mais conhecido dos reformadores da saúde na América. O afamado Sanatório (hospital) Battle Creek, que Kellogg fundou em Michigan em 1877, tornou-se um modelo para o mundo do tratamento da saúde no final do século 19 e começo do século 20.
Grandes e ilustres nomes daquela época abriram caminho nesta famosa instituição. Entre os hóspedes de Battle Creek incluíam-se pessoas como Henry Ford, John D. Rockefeller, Thomas Edison, Dr. Morris Fishbeinh (editor do jornal AMA), George Bernard Shaw, William Howard Taft, Ivan Pavlov, Clara Barton, e muitos outros.

Ellen G. White, uma educadora leiga de saúde e educação, autocontrole, do século 19, foi uma pessoa importante no sucesso desta renomada instituição. Ela não somente patrocinou o treinamento médico do Dr. Kellogg, mas também dividiu com ele os seus extraordinários critérios de tratamento de saúde e, conforme ele mesmo admitiu, ajudou-o a se manter 5 anos à frente da prática corrente da arte da medicina.
Mas o programa NEWSTART volta-se para muito antes do século 19. Ele reporta-se a um lugar bem antigo chamado Éden. Conforme o Génesis, o livro dos começos, Éden era um lugar onde a vida humana começou e onde os nossos primeiros pais foram criados pela mão de um Deus pessoal.
Éden abundava de ar fresco e sol, a água era fria e pura. Cuidar do jardim, nadar no rio e andar pelas maravilhosas colinas ajardinadas eram os exercícios físicos. Adão e Eva podiam descansar em seu lazer e provavelmente tinham 8 hores de sono noturno! Praticavam auto-controle.
Seus regimes alimentares consistiam de frutas, cereais, castanhas, vegetais e uma grande variedade de sementes. O último ingrediente deste perfeito ambiente era a confiança, a fé, e essa fé crescia sempre que eles se encontravam com seu Criador no silêncio da noite e mantinham conversas especiais com Ele todos os Sábados.
O elemento fé é coisa fora de moda, você diria... Talvez para alguns. Todavia, deixe-me assegurar-lhe que ninguém perde a sanidade exercitando a fé, porque Deus é a Suprema Realidade! Seja a restauração de um osso quebrado, a cicatrização de uma incisão cirúrgica, ou o intrincado trabalho do nosso sistema imunológico, toda a cura vem quando cooperamos com as leis de Deus. Qualquer processo de cura, que deixe Deus fora do nosso senso de realidade, frustrará a completa cura da pessoa. Por isso é que o NEWSTART termina com 'T' (de Trust = Confiança, Fé). (...)

      

Conferências médicas diárias mantêm os hóspedes informados sobre os porquês e sobre os motivos dos 'sim' e dos 'não'. A natureza e a causa de doenças do coração são discutidos em linguagem compreensível. Sintomas, diagnósticos e formas aceites de tratamento são explicadas. O corpo médico indica a base racional e científica para se obter bons resultados com mudanças específicas no estilo de vida. Estas conferências são o ponto alto do dia no Centro de Estilo de Vida NEWSTART e estabelecem credibilidade e confiança. (...)

Novidades excitantes são o que acontece com os utentes na medida do avanço do programa. Uma aproximação entre eles começa imediatamente. Amizade e camaradagem são estabelecidos em poucos dias. Os utentes entram como estranhos e saem, 19 dias depois, mais unidos que uma família. Muitos deles chegam de bengala, em cadeiras de rodas, ou amparados por alguém; vão-se embora andando de 10 a 15 Kms por dia, as necessidades de medicamentos reduzidas ou inteiramente eliminadas. (...)
Stan, um engenheiro eletrónico polonês, experimentou uma melhoria dramática na sua saúde. Com 65 anos de idade, Stan veio ao Centro de Estilo de Vida NEWSTART por causa de doença do coração, diabetes, hipertensão e artrite. Ele foi um dos meus primeiros doentes na minha nova função como médico do NEWSTART. Stan tinha sofrido uma cirurgia de ponte de safena ('by Pass') no ano anterior, mas os resultados foram fracos; ele ainda sentia dor no coração com mais de 10 passos. Na chegada ao NEWSTART, sua pressão arterial era de 240/120 com um ECG muito anormal. Seu açúcar no sangue era de 310 e ele estava tomando 100 unidades de insulina diariamente e 6 outros medicamentos por outros motivos.
Se alguém tinha motivo para ser estimulado a mudar seu estilo de vida, era Stan. Ele me disse: "Doutor, farei qualquer coisa que me disser". E fez! Com uma dieta alimentar de baixa gordura, fibrosa, e de 700 calorias e um programa de exercícios físicos supervisionados, ele começou a melhorar. Numa semana ele estava andando 1 Km e meio e tinha reduzido sua insulina a 25 unidades. Quando ele saiu do NEWSTART estava andando 10 Kms, sem qualquer dor no peito; seu açúcar no sangue era de 110, pressão arterial 110/65 e o colesterol tinha descido de 310 para 190. Não necessitava mais de insulina, medicação para pressão arterial ou coração.
Acompanhamos Stan a cada 3 meses, desde que ele saiu. No último relatório ele ainda andava 10 Kms, permanecia no regime alimentar e seu exame de sangue estava nos limites normais. Nenhuma medicação - nem mesmo insulina. Até sua artrite melhorava. A última vez que lhe telefonei, ele observou: "Sinto pena de quem não conhece o Weimar".
História inacreditável, sim! Mas pode-se contar centenas de histórias semelhantes. Nosso corpo de pesquisas estava entrevistando os mais de 1500 utentes que passaram pelo programa NEWSTART. Jornais médicos estavam ansiosos para que esse estudo revelasse a consistência e o valor do programa de saúde NEWSTART.
Mas cada instituição é mais do que edifícios e programas. O Instituto Weimar é mais do que um local geográfico filosófico. É gente! E gente é que faz ou desfaz qualquer organização.
Que espécie de gente faz do programa NEWSTART do Instituto Weimar um modelo para se mudar um estilo de vida?
Os funcionários e os profissionais do Colégio Weimar e do Centro de Estilo de Vida NEWSTART são profissionais competentes, bem treinados e especialistas em seus respectivos setores. Todos são experientes educadores sobre saúde e orientados no sentido da Medicina Preventiva. Todos são comprometidos com o trabalho que fazem - tanto que, por motivos práticos, eles são realmente 'voluntários', pagos com mínimos salários. Eles consideram seu trabalho uma missão, contribuindo para o espírito de uma instituição, cuja meta é representar exatamente o espírito de Deus de tal modo que ambos, estudantes e doentes, admirem e confiem Nele enquanto também recebem os benefícios de princípios científicos, combinados com uma fé curadoura.
De maneira singular, o Instituto Weimar é um catalisador de uma revolução avançada da saúde baseada em princípios antigos aplicados a uma vida de "alta-energia". (...)

DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL E A MENSAGEM DE SAÚDE, PROFÉTICA, DE ELLEN WHITE


A seguir, algumas entrevistas dos jornalistas Rubem M. Scheffel e César L. Pagani (publicadas em 1988 nas Revistas Adventista e Vida e Saúde, editadas pela CPB).

Jornalistas: Que temas o Doutor Sang Lee tem abordado em suas palestras?
Dr Lee: Estou dando ênfase especial à relação que existe entre a atitude ou condição mental como a alegria, a paz, esperança e o sistema imunológico, já que este é muito importante no desenvolvimento de cancro, alergias, artrite, tudo o mais. A mente e o corpo são um todo. Quando há uma situação alegre e esperançosa, a química cerebral se altera, libertando um tipo especial de hormonas chamadas endorfinas, que fortalecem o sistema imunológico, podendo inclusive eliminar células cancerosas. Quando estamos deprimidos, certas hormonas do cérebro enfraquecem o sistema imunológico.
A paz e a alegria resultantes da esperança, fé e confiança podem ser influenciadas por meio do exercício e nutrição. O exercício produz endorfinas. E o tipo certo de dieta também ajuda a produzir esse tipo particular de hormonas. O exercício afeta o problema de pressão sanguínea elevada, diabetes, e a condição emocional. Recentemente foi verificado que o exercício é um dos melhores meios de tratar pessoas deprimidas. A luz solar também é muito importante. Ela atinge os nossos olhos e estimula a produção de uma hormona chamada serotonina, que decididamente previne a depressão. Além disso, a luz solar reduz o nível de colesterol transformando-o em vitamina D, reduz a pressão sanguínea, e reduz o nível de açúcar no sangue. Esses remédios naturais são ótimos para o ser humano. A Medicina moderna, porém, está separando o homem da natureza, e sujeitando-o a quimioterápicos de fabricação humana. Por isso estamos falhando na área da saúde.


Jornalistas: Como o doutor conheceu a Mensagem de Saúde Adventista?
Dr Lee: Ao tornar-me alergologista, verifiquei que a doença alérgica está intimamente relacionada com o sistema imunológico, que é constituído pelos glóbulos brancos do sangue. Há muitos tipos de glóbulos brancos, mas os linfócitos T estão entre os mais importantes. Quando a pessoa tem um sistema imunológico muito forte, o seu corpo nunca tem alergia. Mas quando o sistema imunológico fica muito fraco, o corpo passa a se proteger muito. E reage fortemente contra o pó, pólens no ar, certos alimentos, etc. Não havendo debilidade nas defesas, o organismo dá conta da situação. Então descobri que, se o sistema imunológico não for fortalecido, não se pode jamais curar a doença.
E como fortalecer o sistema imunológico? Antes de responder esta pergunta queremos salientar que certas emoções causam debilidade aos linfócitos T. Entre estas estão a IRA, o DESESPERO, e a DEPRESSÃO. Quando o organismo fica com raiva, por exemplo, o seu organismo produz o tipo errado de hormona, que é a adrenalina. Essa hormona sempre enfraquece os linfócitos T. Observou-se também que indivíduos que perdem o emprego ficam com o sistema imunológico enfraquecido, e as pessoas que perdem o cônjuge desenvolvem cancro com muito mais facilidade.
Pode-se ver portanto, que o corpo e a mente são um todo inseparável. Não se pode ter um corpo sadio com uma mente irada ou deprimida. É preciso ter Paz, Alegria, Amor. Então as defesas do corpo também poderão se manter sadias. Se você se alimenta direito e faz exercícios, isto afeta a sua mente. Ao descobrir estes princípios, comecei a praticá-los, e tive resultados muito positivos.
Um dia tive um paciente - um garoto de 5 anos - cujo pai era Pastor Adventista. Eu disse ao pai o que o menino deveria comer, pois certos alimentos são prejudiciais para a asma e para os linfócitos T. E um dos piores é o queijo, porque é um laticínio elaborado através da proliferação de bactérias e fungos, e gera muitos sub-produtos químicos venenosos. Ao ouvir isto, o Pastor me disse: "Sabe, doutor, isso é exactamente o que a nossa Igreja ensina."

Perguntei que Igreja era essa, e então ouvi falar pela primeira vez na Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Pastor deu-me um livro intitulado Conselhos Sobre o Regime Alimentar, o qual li. Fiquei assombrado, porque como alergologista eu já tinha conhecimento desses fatos, já que foram os alergologistas que descobriram que o queijo é um dos piores alimentos para as alergias. Então li essa mensagem, escrita mais de 100 anos atrás, pela autora Ellen White, de quem eu jamais ouvira falar.

Isto me deu maior confiança em Deus, e fez com que eu me tornasse adventista. Portanto, vim para esta Igreja através da sua Mensagem de Saúde.

Então comecei a estudar mais, com afinco. Fui para a biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, e pesquisei tudo o que pude a fim de verificar por que os princípios de Deus são certos. E estou planejando publicar um trabalho provando cientificamente todas as declarações de Ellen White de há mais de 100 anos sobre saúde.
Jornalistas: Quantos pontos o senhor já comprovou através da pesquisa científica?
Dr Lee: Posso provar mais ou menos 99% da mensagem de saúde de Ellen White. Muita gente não conhece isto. Ellen White diz, por exemplo, que nos hospitais, o melhor lugar para os doentes é do lado de fora, no jardim. Ela diz que as árvores produzem substâncias que promovem a saúde. Isto já está comprovado, mas ainda não nos aprofundamos nestes fatos.
Cada sábado vou a diferentes Igrejas Adventistas nos Estados Unidos, realizando seminários e apresentando estas novas descobertas, que confirmam a veracidade da nossa mensagem.


Jornalistas: Como motivar os viciados a abandonarem o fumo, álcool ou drogas?
Dr Lee: Todas as drogas enfraquecem os linfócitos T e os destroem. Elas paralisam o cérebro. O uso de muita cocaína faz a produção de adrenalina aumentar. Consequentemente, os linfócitos T enfraquecem. A pessoa se torna instável e necessita de maior quantidade de cocaína. E a situação vai piorando rapidamente.
A única solução é, em 1º lugar, ensinar-lhes a justificação pela fé, mesmo que se trate de um viciado em cocaína. Precisamos dizer-lhe: "Jesus o ama, e quer salvá-lo!" Somente depois é que deverão pensar em seguir nossa mensagem de saúde. Não devemos dizer: "Você tem de abandonar a cocaína e ir a Jesus", mas sim: "Deus o ama, apesar de você usar cocaína." Devemos primeiro dar-lhe boa motivação, com alegria. A má motivação nunca funciona. Muitas vezes o Plano Para Deixar de Fumar em 5 Dias apresenta a má motivação: o medo. É por isso que, apesar do aparente sucesso imediato, a grande maioria volta a fumar. (...)


Jornalistas: A Rede CBS de Televisão nos Estados Unidos noticiou recentemente que pesquisas na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, demonstraram que 3 doentes de SIDA tiveram seus testes positivos transformados em negativos, depois de 7 anos. Isso se deve ao fato de seus linfócitos T se haverem tornado mais fortes. O vírus da SIDA foi varrido do organismo. É possível que o programa de NEWSTART seja a única maneira de vencer a SIDA? Se o vírus não provocar a doença ele morre após algum tempo de circulação pelo corpo?
Dr Lee: O vírus só morre se os linfócitos T forem fortes, caso contrário, ele se multiplica constantemente, destruindo as defesas. A vitória genuína é tornar-se tão forte, construir um sistema imunológico tão resistente, que você se sinta protegido mesmo andando entre pacientes infectados.

Jornalistas: É possível viver neste mundo poluído sem ter qualquer tipo de doença?
Dr Lee: Embora tenhamos hoje uma vitalidade inferior em relação aos nossos antepassados, isto ainda é possível, se tivermos herdado um sistema imunológico relativamente saudável de nossos pais. E mesmo que tenhamos herdado um sistema imunológico mais fraco veja o que aconteceu comigo, por exemplo: abusei do meu corpo durante 38 anos. Eu sofria de artrite, asma, dor de cabeça, sinusite, colite, diarreia, dor nos músculos. Mas depois de 3 anos isso tudo desapareceu completamente. Também vi muitos pacientes no programa NEWSTART ficarem sadios. Até mesmo uma senhora de 70 anos, que não podia andar, está agora escalando montanhas de 3.000 metros de altura. Creio que Deus nos deu tanta vitalidade, que podemos viver com saúde neste mundo, uma vez que não arranjemos problemas deliberadamente.

Jornalistas: Se tivéssemos um perfeito sistema imunológico poderíamos retardar o processo de envelhecimento?
Dr Lee: O sistema imunológico e a alegria estão intimamente relacionados com o processo de envelhecimento. Sabemos que o cérebro possui dois hemisférios diferentes: o esquerdo e o direito. O hemisfério esquerdo contém a parte lógica, e o outro é intuitivo: é o lado emotivo, aprecia música, etc.
Quando não se usa o hemisfério direito, o sistema imunológico enfraquece. Mesmo entre os cristãos, há um 'cérebro esquerdo cristão'... Eles apenas conhecem a doutrina e a lei... não possuem o espírito do hemisfério direito. Não dão lugar aos sentimentos e emoções. Querem apenas saber o que é certo e o que é errado, lícito ou ilícito. Então o processo de envelhecimento se acelera...

Por Isso Jesus Disse Que Deveríamos Ser Semelhantes A Crianças. Porque As Crianças Têm Imaginação!

"As Pessoas Apaixonadas Por DEUS, Nunca Envelhecem!" - Miguel Ângelo


Mais alguns dos muiiiiiiitos Livros, Cartas, Artigos, Folhetos, etc, que Ellen G. White escreveu, apaixonantes e inspiradores da primeira à ùltima página!


Dr. Sang Lee, médico especialista em Imunologia/Alergologia e Medicina Interna in Liberte-se. Pode completar com "NEW START, o que é?" em Meditação para a Saúde, Links 1R, 11.02.2012.

Centro de Pesquisas Ellen White - http://centrowhite.org.br/ (leia mais em Leituras para a Vida, Links 1R - 4 de janeiro de 2015)