domingo, 4 de maio de 2014





MÃE

A Palavra Mais Bonita
Ao Cimo Da Terra




       Um editor de Londres submeteu à aprovação do grande estadista inglês Sir Winston Churchill, uma lista para ser publicada de todos aqueles que haviam sido seus professores. Churchill analisou a lista e a devolveu com este comentário: "Vocês se esqueceram de mencionar o maior de todos os meus mestres: minha mãe."
       Sem dúvida, não há na Terra quem mais se destaque em nossa educação do que nossa mãe. Nossa tranquilidade e segurança foram obtidas à custa de sua paciência. Nosso amadurecimento e crescimento devem muito ao carinho e amor que elas nos dispensaram.
       Elas foram e ainda são nossas amigas, professoras, enfermeiras, instrutoras, protetoras, etc.
       Enfim, pegue todas as qualidades necessárias para tornar uma pessoa insubstituível e você poderá resumi-las em uma só palavra: Mãe.
       A palavra mãe lembra todas essas coisas: cuidado, carinho, atenção, trabalho, amor. Será que a palavra filho lembra reconhecimento?...
       Mãe é uma palavra mágica que resume o universo. O universo que cada um de nós somos ou carregamos.
       Elas são divinas porque possuem uma capacidade de amar incompreensível ao ser humano; e são humanas porque são nossas.
       As mães não medem esforços para dar aos filhos o que há de melhor, e em geral elas dão a vida por eles, porque os consideram o próprio motivo de sua existência. Não há maior sentimento que retrate o cuidado de Deus pelo ser humano do que o amor que uma mãe devota a seus filhos.
       O Dia das Mães é dedicado ao reconhecimento e à gratidão. Nada mais merecido do que devolver um pouco de atenção pelo muito que elas fizeram por nós. Pelo muito que nos deram.
Nem sempre as mães conseguem dar aos filhos tudo o que gostariam, mas com certeza elas dão tudo o que têm. E, em geral, esse presente vem coberto de carinho, atenção e amor.
       Nos dias atuais, nessa época de sentimentos estranhos, de abandono e de apelo ao consumo, nem sempre as virtudes são reconhecidas e valorizadas, nem sempre as mães podem demonstrar o que elas gostariam. Mas o seu amor tem alguma coisa de divino, tem alguma coisa de incompreensível. Deus as fez assim, para que o mundo se sentisse seguro. Elas são a representação viva do amor. O que seria de nós sem isso?


       Certa mãe escreveu uma carta ao seu filho. Nessa carta, ela resume, talvez, tudo o que as mães gostariam de dizer aos filhos sobre sua vontade de fazê-los entender o quanto os amam, e que o amor que nutrem por eles é muito maior do que coisas. Veja que bela maneira de expressar o sentimento de cuidado por aquilo de mais valioso que existe para elas:

"Meu querido filho, o que eu lhe posso dar?"
+ Eu deveria lhe dar tudo para que nada lhe faltasse, nem mesmo um simples desejo, mas eu sei que por querer muitas coisas, eu mesma aprendi a estar satisfeita com o que tenho e a pensar nas outras pessoas e em suas necessidades.
+ Eu deveria lhe dar uma vida repleta de divertimentos, mas sei que por causa das muitas tarefas e responsabilidades de minha juventude, aprendi a valorizar a responsabilidade.
+ Eu deveria proteger você de todos os erros de sua juventude, mas eu sei que por causa de minhas próprias falhas, aprendi a tomar melhores decisões.
+ Eu deveria ter-lhe proporcionado uma profissão que lhe desse riquezas e importância, mas descobri que o homem é verdadeiramente feliz quando preenche o propósito para o qual Deus o criou.

O que, então, meu filho, posso dar a você que lhe seja de real valor?
- Eu lhe dou o meu amor, o que significa que eu o aceito sem reservas, do jeito que você é e será.
- Eu lhe ofereço a minha presença pessoal para que você possa ter a segurança do que necessita em sua infância.
- Eu lhe dou os meus ouvidos, no sentido de que nunca estarei ocupada demais para ouvi-lo. E o ouvirei, quando necessário, sem mesmo dizer coisa alguma.
- Eu lhe darei oportunidades para crescer no trabalho para que você possa aprender a desempenhar suas tarefas de forma satisfatória e sentir a alegria que vem de um serviço bem-feito.
- Eu lhe dou meu conselho somente quando ele for necessário, ou se você pedir, para que através de minha experiência você possa evitar alguns dos erros que eu cometi.
- Eu lhe dou o meu consolo para quando você falhar ou se sentir triste. Mas lembre-se de que nem sempre poderei protegê-lo das consequências que virão de seus erros.
- Eu lhe dou instruções para você sempre andar pelos caminhos do Senhor, para que quando você ficar velho não venha a se apartar dEle.
- Eu lhe dou minhas orações diárias para que o Senhor o guarde e o guie de tal forma que você, meu filho, seja uma pessoa que sirva e glorifique nosso Pai Celestial.

Isso tudo, meu filho, eu lhe dou com todo o meu amor.
Sua Mãe
DEUS DÁ ASAS - FAZ TEU VOO!


       Esta é a oração silenciosa de muitas mães. Nada é mais importante para elas do que o verdadeiro sucesso de seus filhos. Elas desejam que eles realmente encontrem o caminho da felicidade, e para isso não medem esforços.
       É exatamente por esse motivo que a lei de Deus traz um mandamento que diz:
       "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." Êxodo 20:12. Deus está afirmando que o trabalho que Ele quer realizar em nossa vida tem a colaboração do pai e da mãe. Deus cria uma fantástica associação para que nossa vida seja realmente feliz e duradoura. Essa é a receita do sucesso, porque é o ser humano trabalhando em cooperação com Deus. O que a mãe deseja de seu filho é o mesmo que Deus deseja: prolongar a vida de tal forma que eles possam sentir a beleza de viver e de servir.
       A mãe quer o melhor, e o melhor é o que Deus quer. Deus as fez assim para que nós, através delas, pudéssemos vê-Lo em carne e osso e sentir o Seu amor de forma palpável.
       As mães representam o amor de Deus, e a elas o nosso reconhecimento e nosso abraço carinhoso no dia que lhes pertence.


Valdecir Lima in O Preço da Felicidade, Edição da Casa Publicadora Brasileira, Tatuí - São Paulo, Brasil.

PRECISAMOS APENAS DE PEDIR


Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir. Salmo 32:8

Meu pai, que agora se aposenta e está encerrando seus negócios, me contratou como secretária um ano antes, quando eu precisava muito de um emprego. Agora eu precisava outra vez de trabalho. Inscrevendo-me para uma vaga num hospital local de propriedade de uma organização cristã, fui contratada para trabalhar no setor de contas dos pacientes. Após um treinamento de apenas umas duas horas, fui deixada sozinha. Minha tarefa era cobrar o dinheiro devido naquelas contas pendentes. Esforcei-me ao longo do dia e fui para casa muito desanimada. Decidi que devia procurar o supervisor na manhã seguinte e admitir que eu não era esperta o suficiente para fazer aquele trabalho. Era a única coisa honesta a fazer. Contudo, sendo a única responsável pelo meu sustento e o de dois filhos, eu precisava desesperadamente do trabalho.
Decidi mergulhar fundo, fazer perguntas, aprender procedimentos e, de algum modo, apresentar um desempenho bom o suficiente para conservar o emprego.
Alguns dias depois, fiquei sabendo que o hospital incentivava grupos de oração na hora do almoço, na capela, e decidi investigar. Unindo-me a três outras pessoas, oramos por vários desafios em nossa vida. Pedi que as amigas orassem comigo por meu sucesso no trabalho. Reclamamos a promessa no texto de hoje. Lentamente, reconquistei a confiança e me tornei proficiente no trabalho. Cerca de um ano depois, fui promovida para um cargo de supervisão.

Como nosso grupo de oração continuava a se reunir, levei outro pedido aos participantes. Hesitei, achando que me rotulariam como totalmente irrealista, mas eu queria voltar à faculdade. Teria que trabalhar em expediente completo e assistir às aulas em tempo integral. Como enfrentar isso? Como orar por isso? Começamos a orar, reivindicando a afirmação de Mateus 19:26: "Para o homem é impossível, mas para Deus
todas as coisas são possíveis."

As portas começaram a se abrir. Inscrevi-me numa universidade cristã. Subvenções do governo e uma bolsa de estudos fizeram frente às despesas; um hospital próximo me contratou e permitiu que eu trabalhasse depois das aulas. Mas, acima de tudo, o Senhor tornou possível que eu me formasse em três anos..., porque, como você vê, todas as coisas
são possíveis com Ele!!!

Ao longo dos anos, tenho dado graças a Deus, repetidas vezes. Ele está sempre pronto a auxiliar-nos, seja qual for a nossa luta. Por que hesitamos? Temos apenas que pedir!

http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2014/frij2014.html - Meditação da Mulher, 24.04.2014, Links 1R.


«As mães são o bem mais precioso de uma nação», palavras da Dra Marina Moucho, Obstetra do Hospital de S. João, do Porto, na 8ª Conferência Europeia da EACH (European Association for Children in Hospital), realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa a 26 de março de 2004, in Tempo Medicina de 05.04.2004. E acrescenta: Daí que «quanto mais uma sociedade apoia as mães, maiores são os seus progressos».

«O melhor do mundo não são as crianças, mas os pais das crianças», palavras do Professor Doutor Eduardo Sá, docente de Psicologia da Universidade de Coimbra, nas VII Jornadas de Pediatria do Hospital Distrital de Faro, in Tempo Medicina.