quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Diálogo com um Advogado Humanitarista no Brasil

Milton S. Afonso


O Dr. Milton Soldani Afonso é um advogado da Igreja Adventista do Sétimo Dia e um empresário totalmente comprometido com o avanço da missão da igreja no mundo.

Ele e a sua família possuem mais de 20 companhias no Brasil, sendo a mais importante delas a Golden Cross, considerada como a maior companhia de seguros de Saúde na América Latina e a quarta maior do mundo.
Ele também é proprietário de uma universidade moderna na cidade de São Paulo, com 14 faculdades incluindo odontologia e medicina.
A Golden Cross emprega 70.000 pessoas - dentre estas 18.000 médicos e 5.000 representantes do seguro de saúde - e provê assistência a mais de dois milhões de associados.
No meio dos seus negócios e viagens, o Dr. Milton Afonso gentilmente consentiu em responder a uma entrevista para a Revista Diálogo Universitário.


. Por favor, conte-nos sobre as suas raízes.
Nasci na cidade de Nova Lima, próxima a Belo Horizonte, na região sudoeste do Brasil. O nosso lar era extremamente pobre. Cresci num casebre, húmido e sujo, nos fundos de um lenheiro. Do ponto de vista humano, eu não tinha nenhum futuro e muito pouca esperança de sobreviver durante os meus anos da infância. Contudo, recentemente completei 73 anos, graças à extraordinária bondade de Deus para comigo.


. O senhor nasceu num lar adventista?
Não. A minha mãe era espírita e o meu pai dizia-se católico, mas nunca ia à igreja.

. Como o senhor conheceu a Igreja Adventista?
Da forma mais providencial! O meu pai costumava gastar o pouco dinheiro que ganhava em jogos, bebidas e cigarros. Todos os sábados de manhã comprava um bilhete da loteria, na esperança de ficar rico. Certo sábado, o homem que vendia bilhetes na nossa vizinhança ofereceu um bilhete a um membro da Igreja Adventista que se dirigia à igreja. A sua resposta foi: "Não gasto dinheiro com essas coisas, mas aqui está um convite para o senhor assistir a uma série de palestras religiosas." O vendedor de bilhetes deu o convite ao meu pai. A minha mãe viu o convite e certa noite levou-me para a reunião evangelística realizada numa sala de conferências.

. Onde o senhor iniciou os seus estudos académicos?
Após unir-se à Igreja Adventista do 7º Dia, a minha mãe entendeu que a única forma de me ajudar a superar as influências negativas que me cercavam e fazer algo útil da minha vida era enviar-me para um internato adventista. Ela trabalhou duro para pagar os meus estudos. Contudo, não muito tempo depois ela já não conseguia pagar as despesas do colégio e a administração da escola chamou-me e disse que se não pagasse o montante que devia, seria suspenso das aulas e não poderia fazer os exames finais. Desesperado, aos 14 anos de idade, decidi sair com os colportores estudantes.

. Como foi a sua experiência como um jovem vendedor de literatura adventista?
Quando eu era criança tinha vendido doces e bolos nas ruas. Isso deu-me uma boa experiência com vendas. Vendi livros e revistas adventistas por cinco anos, enquanto prosseguia os meus estudos. Com a bênção de Deus e dedicação, tive muito êxito a tal ponto de em 1941 ser o campeão de vendas no Brasil.


. O que o senhor fez posteriormente?
Os meus anos de estudante no Colégio Adventista Brasileiro, em São Paulo, levaram-me a compreender as grandes possibilidades que se abriam para a minha vida. Após concluir o ensino secundário, ingressei no curso de advocacia. Durante os meus estudos no curso superior, ajudei nove outros estudantes que necessitavam de ajuda.

. O senhor continua a ajudar jovens estudantes?
Hoje auxiliamos 8.000 estudantes em todos os níveis académicos, do pré-escolar à universidade. Muitos deles foram assistidos nos nossos 12 lares para crianças.

. Parece que o senhor possui um interesse especial pelos órfãos.
Isto deve-se à minha própria experiência de pobreza e solidão na infância. Embora na verdade eu não fosse órfão, os meus pais tinham muito pouco tempo para mim. O meu pai era um alcoólatra e a minha mãe tinha que fazer grandes sacrifícios para nos sustentar. Chegou até a hipotecar a sua máquina de costura para poder pagar parte dos meus estudos no 1° Grau.

. O senhor possui outros interesses?
Além da educação adventista, tenho preocupações com as condições de saúde de muitas pessoas na sociedade. Tendo visto os efeitos horríveis do fumo, das bebidas alcoólicas e de outras drogas, considero de grande valor o aspecto de Saúde da mensagem adventista. Deus deu-nos instruções específicas sobre como viver vidas úteis e saudáveis. Pessoalmente e através das nossas companhias, buscamos partilhar esses conselhos práticos sobre Saúde com pessoas que não pertencem à nossa igreja.

. Qual é o segredo do seu sucesso?
Fé em Deus e disposição de lutar, sintonizado com a Sua sabedoria. Integridade em todas as transacções. Aprendi a confiar na providência de Deus e a avançar confiantemente. Muitas vezes ignoro os números do orçamento e nem mesmo sei quanto temos em caixa. Mas se Deus me inspira a fazer uma doação, faço-a, independentemente de qualquer outra situação. Deus é o Provedor. Eu nunca retenho e sempre recebo mais. Considerando o meu passado, posso ver como Deus me susteve e guiou em cada passo.


. Um empresário cristão consegue tempo para estar em comunhão com Deus?
Um empresário cristão pode estar em comunhão com Deus em qualquer lugar, em meio a qualquer actividade. Naturalmente, qualquer empresário bem-sucedido que também é cristão enfrenta muitas tentações. Ele pode se tornar orgulhoso e presunçoso ao ser lisonjeado, elogiado em público, aparecer favoravelmente nas colunas sociais dos jornais, ser entrevistado na rádio e na TV. Mas se ele for ciente da sua dependência diária de Deus - de que tudo o que é e possui de fato pertencem a Ele - permanecerá humilde e em união com Ele.

. O que o levou a comprar e a doar várias estações de rádio à Igreja? Sou membro da Comissão da Rádio Mundial Adventista e fiquei entusiasmado ao saber dos milagres que Deus está a operar em áreas não-penetradas do mundo através da rádio. Por esses motivos decidi apoiar a acção missionária da Divisão Sul-Americana através do rádio.

. Qual é a maior bênção na sua vida?
Ser um Adventista do Sétimo Dia, um membro desse maravilhoso povo remanescente e ter uma parte na pregação da última mensagem de salvação ao mundo.

. Uma alegria especial?
Ter um lar, uma esposa querida, quatro filhos, nove netos... todos desfrutando de boa saúde. Pertencer a um grupo de companhias que me possibilita ajudar a Igreja na sua missão.

. Uma tristeza?
Não possuir tempo suficiente para fazer tudo o que eu gostaria. É por esse motivo que estou sempre apressado!

. Um sonho?
De um dia estar no reino de Deus juntamente com os meus filhos, irmãos da igreja, familiares e amigos.

. Uma filosofia de vida?

Estar constantemente conversando com Deus. Pedir-Lhe mais fé. Alimentar essa fé a fim de que possa transpor os obstáculos e problemas que enfrentamos e saber que Deus está ao meu lado e de que um dia O verei face a face.


. Seu texto preferido da Bíblia?

"Porque eu sei em Quem tenho crido, e estou bem certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (II Timóteo 1:12).


Entrevista concedida a Assad Bechara.
Assad Bechara (D. Min., Andrews University) atua como Director de Comunicação e de Deveres Cívicos, e Liberdade Religiosa na Divisão Sul-Americana, em Brasília, Brasil. Texto extraído de Diálogo Universitário, 6:3 - 1994.
*****************************
"Querer é poder." - O. S. Marden

"Os objectivos são tão essenciais para o êxito quanto o ar é para a vida." - David Schwartz.

"Uma vela não perde nada da sua luz ao acender outra vela." - James Keller.

"Para ter êxito não é preciso fazer coisas extraordinárias. Apenas faça as coisas ordinárias extraordinariamente bem." - Jim Rohn.

"O propósito da vida não é ser feliz. O propósito da vida é interessar-se, ser produtivo, fazer com que a vida seja diferente porque você passou por ela." - Leo Rosten.

"Alguns estudantes bebem da fonte do conhecimento. Outros simplesmente gargarejam." - Anónimo.


Vaso Novo
(Hin. Adv. 502 - Instrumental)

Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro.

Coro:
Quebra a minha vida e fá-la de novo; eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo.

Faz Teu querer, Senhor amado; és o oleiro, e eu esse vaso.