sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DIA  MUNDIAL  DO  PROFESSOR


DIA MUNDIAL DO PROFESSOR



"Os Professores Contam!" É com esta afirmação que a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (UNESCO) relembra que os professores e educadores trabalham diariamente com os seus alunos, com os pais e restante comunidade, na construção de um mundo melhor para todos. Os professores são mais de 60 milhões em todo o mundo. A UNESCO reconhece que se trata de um grupo profissional fundamental, sem o qual "não pode haver nem desenvolvimento durável, nem coesão social, nem paz".
O Dia Mundial do Professor é celebrado a 5 de Outubro, desde 1993. Nesse ano, em Genebra, na Suíça, Federico Mayor, alto responsável da UNESCO, decidiu associar esta comemoração à mesma data em que, em 1966, uma conferência intergovernamental, organizada conjuntamente pela UNESCO e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), aprovou uma "Recomendação" respeitante ao estatuto dos professores.
Para que os objectivos educacionais possam ser alcançados, é necessário um saudável ambiente de trabalho, com adequados recursos pedagógicos na sala de aula. A construção de uma Escola melhor é vital para o desenvolvimento da sociedade onde professores, alunos, pais e toda a comunidade educativa (a escola como um todo; autarcas, empresas, rede social) têm de desempenhar com confiança e sucesso a sua missão. Neste sentido, entende-se que deve haver uma dignificação e valorização pública dos professores e da sua missão, a fim de manter o necessário clima de confiança, essencial para o êxito do processo educativo.
Madre Teresa de Calcutá resumiu em prosa poética a missão do professor:
Ensinarás a voar... mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar... mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver... mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar... mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar... mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam,
cantem e pensem...
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido.


Neste Dia Mundial do Professor, não pode ser esquecido o Modelo por excelência - O Mestre dos mestres, JESUS - que viveu de forma perfeita tudo aquilo que perfeitamente ensinou.



Ezequiel Quintino e Natividade Lopes Quintino in Pensar Faz Bem; ele Teólogo e Jornalista, ela Professora e Educadora (ouça-os na Rádio Clube de Sintra).

O MENINO QUE CONSERTOU O MUNDO

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias no seu laboratório em busca de resposta para as suas dúvidas. Certo dia o seu filho de 7 anos invadiu o seu 'santuário' decidido a ajudá-lo a trabalhar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse distrair-lhe a atenção. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxílio de uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Vou-te dar o mundo para concertares. Vê se consegues. Faz tudo sozinho.
Pensou que, assim, se estava livrando do garoto, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeças. Uma hora depois, porém, ouviu a voz do filho:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
Para surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os pedaços tinham sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como é que o menino tinha sido capaz?
Tu não sabias como era o mundo, meu filho, como conseguiste?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando o pai tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando tu me deste o mundo para concertar, eu tentei mas não consegui. Foi então que me lembrei do homem. Virei os recortes, e comecei a concertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui concertar o homem, virei a folha e descobri que tinha concertado o mundo!

Autor Desconhecido

A Professora do 10º C, da Escola Secundária dos Anjos, Lisboa, arriscou... pediu uma composição de tema livre. A Aluna (fotos) não se fez rogada. "A boca fala do que o coração está cheio".

             SONHO
       Estava uma noite de luar linda. A lua redonda como uma lâmpada e milhões de estrelas como que se curvando perante ela. Estava realmente uma noite magnífica. Nem frio, nem calor.
Repentinamente, enquanto me deliciava com esta paz e beleza, um clarão enorme invadiu todo o céu. Era tão forte e intenso que feriam-se-me os olhos ao olhar para lá. E como se já não bastasse, um hino tocado por milhares de trombetas completava o ambiente. O intenso clarão só durou alguns segundos, depois pude olhar para o céu e constatar que realmente era verdade o que eu já pensava. Era Jesus, Deus!!
       Deus e os Seus anjos vinham buscar-me. Oh! Fiquei tão emocionada que nem reparei nos meus pais atrás de mim.
Há quanto tempo eu ansiava por este momento! O momento da glória e da verdade!...
       Deus! Um ser majestoso!...
       Sentado num trono de ouro salpicado por pedras preciosas, sobre a nuvem mais pura, límpida e branca que jamais vi.
       Ao seu redor, o céu era todo preenchido com seres de asas, chamados anjos. E cada qual com uma trombeta de prata.
       No seu conjunto era o quadro mais lindo que alguém pode ter visto. Muitos pintores hábeis e talentosos tentariam pintar este momento numa tela de pano. Mas nenhum deles conseguiria pintá-lo com tanta glória!

       Deram-me a mão, era a minha mãe. Olhei ao meu redor, e que vi?...
       As sepulturas abertas e todos os justos de coração, de mãos dadas chorando de alegria, como eu. Os outros, os injustos, esses não olhavam, não podiam ver tanta glória! Gritavam e clamavam às montanhas para lhes cair em cima e os ocultar da face do Todo Poderoso.
Um anjo poisou ao meu lado, com umas asas enormes, vestes brancas e com um grande sorriso. Dei-lhe a mão e começámos a subir... subir... subir...
       Mas que aconteceu?! Oh, simplesmente acordei! Era um sonho.
       Ó Senhor, porquê que eu acordei?!
       Eu queria continuar a viver, embora de olhos fechados, este momento tão maravilhoso e pelo qual tanto anseio.
       Foi um sonho muito lindo, mas acabou! Caí na realidade.

Senhor, só Te peço que nos
venhas buscar depressa!
Obrigada pela noite de repouso
que nos deste.
Guarda-nos e ajuda-nos
neste dia que começou.
É tudo quanto Te agradeço
e peço em nome do Teu
Filho amado Jesus.
Ámen!!
Sandra Daniela Esteves, nº 16 - 10º C

O Segredo Especial
da Doce e Corajosa Menina, que desde pequenina queria ser
"A Melhor Professora De Francês Do Mundo". Acredito que é!


A Professora com os seus Mais Importantes Alunos - os Filhos



Cântico Preferido da Aluna que fez um Mestrado e um Doutoramento
em Língua e Literatura Francesa

ultrapassando inúmeras dificuldades e construindo uma vitória
que lhe deu satisfação e honrou a Deus.

Ó QUE ESPERANÇA! Jesus Vem. E Brevemente!