DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
"Os Professores Contam!" É com esta afirmação que a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (UNESCO) relembra que os professores e educadores trabalham diariamente com os seus alunos, com os pais e restante comunidade, na construção de um mundo melhor para todos. Os professores são mais de 60 milhões em todo o mundo. A UNESCO reconhece que se trata de um grupo profissional fundamental, sem o qual "não pode haver nem desenvolvimento durável, nem coesão social, nem paz".
O Dia Mundial do Professor é celebrado a 5 de Outubro, desde 1993. Nesse ano, em Genebra, na Suíça, Federico Mayor, alto responsável da UNESCO, decidiu associar esta comemoração à mesma data em que, em 1966, uma conferência intergovernamental, organizada conjuntamente pela UNESCO e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), aprovou uma "Recomendação" respeitante ao estatuto dos professores.
Para que os objectivos educacionais possam ser alcançados, é necessário um saudável ambiente de trabalho, com adequados recursos pedagógicos na sala de aula. A construção de uma Escola melhor é vital para o desenvolvimento da sociedade onde professores, alunos, pais e toda a comunidade educativa (a escola como um todo; autarcas, empresas, rede social) têm de desempenhar com confiança e sucesso a sua missão. Neste sentido, entende-se que deve haver uma dignificação e valorização pública dos professores e da sua missão, a fim de manter o necessário clima de confiança, essencial para o êxito do processo educativo.
Madre Teresa de Calcutá resumiu em prosa poética a missão do professor:
Neste Dia Mundial do Professor, não pode ser esquecido o Modelo por excelência - O Mestre dos mestres, JESUS - que viveu de forma perfeita tudo aquilo que perfeitamente ensinou.
Ezequiel Quintino e Natividade Lopes Quintino in Pensar Faz Bem; ele Teólogo e Jornalista, ela Professora e Educadora (ouça-os na Rádio Clube de Sintra).
O MENINO QUE CONSERTOU O MUNDO
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias no seu laboratório em busca de resposta para as suas dúvidas. Certo dia o seu filho de 7 anos invadiu o seu 'santuário' decidido a ajudá-lo a trabalhar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse distrair-lhe a atenção. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxílio de uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Vou-te dar o mundo para concertares. Vê se consegues. Faz tudo sozinho.
Pensou que, assim, se estava livrando do garoto, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeças. Uma hora depois, porém, ouviu a voz do filho:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
Para surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os pedaços tinham sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como é que o menino tinha sido capaz?
Tu não sabias como era o mundo, meu filho, como conseguiste?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando o pai tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando tu me deste o mundo para concertar, eu tentei mas não consegui. Foi então que me lembrei do homem. Virei os recortes, e comecei a concertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui concertar o homem, virei a folha e descobri que tinha concertado o mundo!
Autor Desconhecido
O Dia Mundial do Professor é celebrado a 5 de Outubro, desde 1993. Nesse ano, em Genebra, na Suíça, Federico Mayor, alto responsável da UNESCO, decidiu associar esta comemoração à mesma data em que, em 1966, uma conferência intergovernamental, organizada conjuntamente pela UNESCO e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), aprovou uma "Recomendação" respeitante ao estatuto dos professores.
Para que os objectivos educacionais possam ser alcançados, é necessário um saudável ambiente de trabalho, com adequados recursos pedagógicos na sala de aula. A construção de uma Escola melhor é vital para o desenvolvimento da sociedade onde professores, alunos, pais e toda a comunidade educativa (a escola como um todo; autarcas, empresas, rede social) têm de desempenhar com confiança e sucesso a sua missão. Neste sentido, entende-se que deve haver uma dignificação e valorização pública dos professores e da sua missão, a fim de manter o necessário clima de confiança, essencial para o êxito do processo educativo.
Madre Teresa de Calcutá resumiu em prosa poética a missão do professor:
Ensinarás a voar... mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar... mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver... mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar... mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar... mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam,
cantem e pensem...
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido.
Neste Dia Mundial do Professor, não pode ser esquecido o Modelo por excelência - O Mestre dos mestres, JESUS - que viveu de forma perfeita tudo aquilo que perfeitamente ensinou.
Ezequiel Quintino e Natividade Lopes Quintino in Pensar Faz Bem; ele Teólogo e Jornalista, ela Professora e Educadora (ouça-os na Rádio Clube de Sintra).
O MENINO QUE CONSERTOU O MUNDO
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias no seu laboratório em busca de resposta para as suas dúvidas. Certo dia o seu filho de 7 anos invadiu o seu 'santuário' decidido a ajudá-lo a trabalhar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse distrair-lhe a atenção. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxílio de uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- Vou-te dar o mundo para concertares. Vê se consegues. Faz tudo sozinho.
Pensou que, assim, se estava livrando do garoto, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeças. Uma hora depois, porém, ouviu a voz do filho:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
Para surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os pedaços tinham sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como é que o menino tinha sido capaz?
Tu não sabias como era o mundo, meu filho, como conseguiste?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando o pai tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando tu me deste o mundo para concertar, eu tentei mas não consegui. Foi então que me lembrei do homem. Virei os recortes, e comecei a concertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui concertar o homem, virei a folha e descobri que tinha concertado o mundo!
Autor Desconhecido
A Professora do 10º C, da Escola Secundária dos Anjos, Lisboa, arriscou... pediu uma composição de tema livre. A Aluna (fotos) não se fez rogada. "A boca fala do que o coração está cheio".
SONHO
Estava uma noite de luar linda. A lua redonda como uma lâmpada e milhões de estrelas como que se curvando perante ela. Estava realmente uma noite magnífica. Nem frio, nem calor.
Repentinamente, enquanto me deliciava com esta paz e beleza, um clarão enorme invadiu todo o céu. Era tão forte e intenso que feriam-se-me os olhos ao olhar para lá. E como se já não bastasse, um hino tocado por milhares de trombetas completava o ambiente. O intenso clarão só durou alguns segundos, depois pude olhar para o céu e constatar que realmente era verdade o que eu já pensava. Era Jesus, Deus!! Deus e os Seus anjos vinham buscar-me. Oh! Fiquei tão emocionada que nem reparei nos meus pais atrás de mim.
Há quanto tempo eu ansiava por este momento! O momento da glória e da verdade!...
Deus! Um ser majestoso!...
Sentado num trono de ouro salpicado por pedras preciosas, sobre a nuvem mais pura, límpida e branca que jamais vi.
Ao seu redor, o céu era todo preenchido com seres de asas, chamados anjos. E cada qual com uma trombeta de prata.
No seu conjunto era o quadro mais lindo que alguém pode ter visto. Muitos pintores hábeis e talentosos tentariam pintar este momento numa tela de pano. Mas nenhum deles conseguiria pintá-lo com tanta glória!
Deram-me a mão, era a minha mãe. Olhei ao meu redor, e que vi?...
As sepulturas abertas e todos os justos de coração, de mãos dadas chorando de alegria, como eu. Os outros, os injustos, esses não olhavam, não podiam ver tanta glória! Gritavam e clamavam às montanhas para lhes cair em cima e os ocultar da face do Todo Poderoso.
Um anjo poisou ao meu lado, com umas asas enormes, vestes brancas e com um grande sorriso. Dei-lhe a mão e começámos a subir... subir... subir...
Mas que aconteceu?! Oh, simplesmente acordei! Era um sonho.
Ó Senhor, porquê que eu acordei?!
Eu queria continuar a viver, embora de olhos fechados, este momento tão maravilhoso e pelo qual tanto anseio.
Foi um sonho muito lindo, mas acabou! Caí na realidade.
Senhor, só Te peço que nosSandra Daniela Esteves, nº 16 - 10º C
venhas buscar depressa!
Obrigada pela noite de repouso
que nos deste.
Guarda-nos e ajuda-nos
neste dia que começou.
É tudo quanto Te agradeço
e peço em nome do Teu
Filho amado Jesus.
Ámen!!
da Doce e Corajosa Menina, que desde pequenina queria ser
"A Melhor Professora De Francês Do Mundo". Acredito que é!
em Língua e Literatura Francesa
ultrapassando inúmeras dificuldades e construindo uma vitória
que lhe deu satisfação e honrou a Deus.
Ó QUE ESPERANÇA! Jesus Vem. E Brevemente!