quinta-feira, 14 de novembro de 2013

RECOMENDAÇÕES
Para Manter Uma Boa Saúde




Os conselhos seguintes são expressos de uma forma simples, de fácil aplicação e não requerem conhecimentos científicos nem cálculos complicados com calorias. Podem ser facilmente adaptados a qualquer situação particular. Requer-se alguma força de vontade e perseverança para fazer algumas mudanças no nosso estilo de vida mas os resultados compensarão os esforços!
De todos os factores que influenciam a nossa saúde e bem-estar, os mais importantes são os seguintes:
a) Uma alimentação sã e bem equilibrada.
b) Exercício físico suficiente e ar puro diariamente.
c) Abstinência de bebidas, alimentos e hábitos tóxicos.
d) Um espírito alegre e confiança em Deus, resultantes de uma consciência limpa.


1. Coma devagar e mastigue o alimento completamente pois isso facilita a digestão.
2. Tome os seus alimentos à mesma hora todos os dias, sendo o mais regular possível.
3. Não coma nada entre as refeições, nem sequer fruta ou sumos. Apenas água.
4. Deve manter um intervalo mínimo de 4 a 5 horas entre as refeições. A maioria das pessoas necessitaria somente de 2 refeições por dia, pequeno almoço e almoço.
5. O 'Pequeno' almoço deve ser a principal e a melhor refeição do dia.
6. Se precisa de tomar algo ao fim do dia, coma algum alimento leve como fruta, pão ou cereal, e faça-o 4 a 5 horas antes de se deitar.
7. Evite comer demasiada quantidade e variedade na mesma refeição. É melhor levantar-se da mesa sem a sensação de estar 'cheio'.
8. Caminhe alguns minutos depois de cada refeição porque isto favorece a digestão.
9. Evite exercícios ou trabalhos pesados imediatamente antes ou depois de comer.
10. Evite comidas e bebidas muito quentes ou muito frias. Isto sobrecarrega os órgãos digestivos desnecessariamente.
11. Não beba mais do que 1/2 copo de líquido (água, sumo ou leite) em cada refeição porque isso dilui os sucos digestivos.
12. Beba água uns 15 minutos antes, ou 2 horas depois de comer, não com as refeições. No total deve beber uns 6 a 8 copos de água por dia.
13. Estar feliz e amável nos momentos da refeição promove o bem-estar do próprio e de todos os participantes.
14. Se o seu estômago não se sente bem por qualquer razão, faça um curto jejum, quer dizer, salte uma ou duas refeições.
15. Procure seguir estes hábitos também durante as suas viagens e férias.
16. Algumas pessoas não digerem bem frutas e verduras na mesma refeição. Tome frutas numa refeição e verduras na outra. Açúcar (ou mel), leite e ovos juntos também não combinam bem.


17. Uma Dieta Bem Equilibrada Deve Conter o Seguinte:

       a - Cereais integrais em boa quantidade (trigo, arroz, milho) que são ricos em amido (hidratos de carbono complexos) e leguminosas (feijão, soja, lentilhas) ricas em proteínas.
       b - Bastantes frutas e verduras (veja o ponto 16).
       c - Bastantes fibras (estas estão presentes em todos os vegetais mas faltam no leite, na carne e nos cereais refinados).
       d - Poucas gorduras e, tanto quanto possível, sem colesterol. (Isto significa utilizar pouco azeite e óleos vegetais e o mínimo de queijo, manteiga, margarina, ovos e pouca ou nenhuma carne.) Todos os produtos animais contêm colesterol.
Uma dieta vegetariana (a ideal) equilibrada contém todos os nutrientes necessários para uma boa saúde, de trabalhadores, desportistas, crianças e mulheres grávidas.
       e - Coma o mínimo possível de alimentos refinados (farinha branca e açúcar). O mel contém alguns minerais e vitaminas mas o seu metabolismo comporta-se como o açúcar, devendo por isso ser utilizado moderadamente.


18. Abstenha-se de álcool, tabaco, café, chá, coca cola e semelhantes.
19. Faça alguma actividade física ao ar livre todos os dias ou pelo menos 3 vezes por semana. O mais simples é caminhar de forma rápida uns 3 a 4 Kilómetros (meia hora). Deve sentir-se à vontade, com o pulso e a respiração levemente acelerados. Os exercícios exaustivos não beneficiam a saúde.
20. Consulte regularmente o seu médico. Isto é especialmente importante se tiver tensão arterial alta, diabetes, colesterol elevado, e durante a gravidez. Lembre-se que Vale mais Prevenir do que Curar.
21. Evite usar medicamentos sem necessidade ou sem prescrição médica (calmantes, hipnóticos, antibióticos, laxantes, antireumáticos, etc).
22. Não gaste muito tempo a ver televisão. Evite programas de crime e imoralidade.

23. Leia livros edificantes e cultive boas amizades.
24. Pense nas coisas boas da vida, fale bem dos demais, e faça felizes os que o rodeiam.
25. Confie em Deus e habitue-se a orar cada dia.

Dr. Jochen Hawlitschek, médico com Doutoramento em Medicina e Cirurgia, Mestrado em Saúde Pública em Loma Linda University, ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Montemorelos, México, e ex-Diretor do Departamento de Saúde e Temperança da Divisão Euro-Africana da IASD, em Berna, Suíça.

PaRa  oS  JuVeNis:
(e não só...)

EMENTA DO CÉU
"Dê-nos somente legumes para comer e água para beber." Daniel 1:12

       Escrevo sobre a nossa viagem, hoje, isolado num lugar maravilhoso. Estou passando uma semana sem sinal de celular, fazendo exercício constantemente e comendo só o que é bom aos olhos de Deus. Tudo isso faz daqui uma fantástica aventura.
       Esse local me lembra exatamente da história de Daniel e seus amigos. Eles tinham tudo para se deixar levar pelos hábitos e costumes dos babilônicos, mas decidiram seguir as orientações divinas sobre saúde.
É incrível a gente notar que quanto mais as coisas fazem mal para a saúde mais se investe em propaganda para iludir as pessoas. Próximo a São Paulo, no meio de serras, montanhas e muito verde, existe uma cidade chamada São Roque. A Igreja Adventista tem um lugar especial ali que transforma a rotina das pessoas.


       Na verdade, não tem nada de novo ou diferente daquilo que a própria Bíblia nos ensina. Mas, às vezes, temos que parar tudo para nos lembrar do óbvio: somos exatamente aquilo que comemos.
       Você sabia que o alimento que ingerimos é como o combustível de um carro? Você pode colocar gasolina aditivada para extrair o máximo da potência ou colocar combustível adulterado e sentir o motor falhando. Que tal fazer a experiência dos quatro viajantes israelitas quando chegaram a Babilônia? Experimente se alimentar durante 10 dias somente com legumes, frutas, cereais e muita água. Depois, conte-me como foi.
       Aqui em São Roque, percebi que correr demais não significa viver demais, nem comer muito garante um superdia. Nosso cérebro é estimulado pela ingestão de comidas saudáveis. E, o mais importante de tudo, é que é através dele que Deus conversa com a gente.
       Imagine que um presidente da República quisesse falar com você pelo telefone. Você atende o celular à pressa e, nervosamente, diz "alô". Mas, antes que ele lhe conte algo que vai mudar a sua vida, sabe o que acontece? O telefone fica mudo e você descobre, para seu desespero, que a bateria do aparelho descarregou! E aí?
       É mais ou menos isso o que ocorre quando Deus quer falar com a gente, mas estamos com a bateria descarregada por causa dos alimentos prejudiciais que ingerimos. A ligação com o Céu cai! Refrigerante, carne, doce e fritura não melhoram nada a nossa mente. Que tal deixá-los de lado?
       Você se sentirá muito melhor, como eu!


EMENTA DO CÉU - NA TERRA!

"Os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes." Daniel 1:15

       Ontem relembramos a história de Daniel e seus amigos. Vimos que precisamos cuidar mais daquilo que comemos. Hoje, quero ser mais objetivo e prático com você. Pensei em fazer um check-list daquilo que precisa fazer parte da dieta de um viajante saudável.
1. Beba muita água. Água é tudo de bom. É a maior "fonte da juventude" que existe. Mas é água mesmo, viu? Nada de misturar pó para refresco junto!
2. Mastigue 30 vezes antes de engolir. Sério mesmo. Conte até 30 e então prepare a próxima garfada. Você verá como tudo ficará mais gostoso de uma hora para outra.
3. Não tome líquidos durante as refeições. Imagine jogar um balde de água em cima do seu lindo castelo de areia. No estômago, acontece a mesma coisa.
4. Por 48 horas, não coma nada de açúcar e experimente maçã, banana, pêssego ou melão. Você descobrirá um sabor inacreditável nessas frutas após limpar a sua língua da sacarose.
5. Faça um prato de salada como se fosse de um herói. Você terá força e sabedoria como nunca teve. Sorvete, chocolate e batata frita são comidas dos vilões. Vença-os já!
6. Fuja de comidas industrializadas. Tudo o que passa por alguma máquina e depois acaba numa latinha com conservantes não é 100% confiável. Delicie-se com o que Deus fez!
7. Se leite fosse ótimo, todos os animais do mundo continuariam mamando até envelhecerem. Não é intrigante que o ser humano seja o único a não largar a mamadeira? Pense nisso.
8. Tome seu desjejum como um rei, almoce feito um súdito e jante como escravo. A melhor refeição do dia deve ser a primeira! Ela é como o atacante do time titular, depois vem o reserva e, por fim, o gandula do jogo. Quem enche a barriga antes de dormir acaba tendo pesadelos.
9. Troque as bolachas recheadas por deliciosas castanhas. Substitua os lanches das redes de fast-food por um belo sanduíche de saladas fresquinhas.
10. Alimente-se diariamente da Palavra de Deus. Não deixe faltar a nutrição espiritual.
       O que você achou desses 10 conselhos de amigo? Peça para Deus o ajudar a viver assim e você nunca mais ficará para trás. Nem de Daniel e de seus amigos!


Inspiração Juvenil, dias 5 e 6 de Novembro de 2013 ou veja em:
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2013/frij2013.html
ou ainda nos links 1R em Lições e Meditações - CPB.


E  VIVA  DIAS  MUITO FELIZES
Sem  Doença...  Claro!


(Leia mais, sobre Diabetes, em Leituras para a Vida, 14.11.13.
Vai gostar e aprender muito!)